BIRA VOLTA DE BRASÍLIA COM BONS RESULTADOS


Vice-prefeito retorna a Ijuí com muitas conquistas



Após 28 reuniões em diferentes ministérios, em Brasília, o vice-prefeito Ubirajara Teixeira retorna aos seus trabalhos na prefeitura com muitas conquistas. “Conquistamos avanços fundamentais para a comunidade pois foram idealizadas uma série de ações que confirmam tudo o que discutimos em 2008”, destaca Bira.

O prefeito Fioravante Ballin reafirma a importância dos avanços obtidos com a viagem do vice-prefeito e afirma que “essas conquistas serão potencializadas agora com o trabalho do Poder Executivo. Ijuí está dando um passo a frente”. Ballin lembra que na semana que vem estará indo a Brasília para participar do Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas, quando terá oportunidade de estreitar ainda mais as relações com o governo Federal.


Bira anuncia projeto de paralelas para a BR 285


Em entrevista coletiva concedida na manhã dessa segunda-feira, dia 2, o vice-prefeito Ubirajara Teixeira anunciou o início da elaboração de projeto de vias paralelas a BR 285, com aprovação do diretor de Infra-estrutura Terrestre do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Hideraldo Luiz Caron. Após uma semana em Brasília, onde participou de diversas audiências nos Ministérios, Bira, explica que o projeto antederá cerca de oito quilômetros, da ponte do Rio Potiribú ao trevo Ijuí/Cruz Alta/Augusto Pestana. “Já no dia 16 de fevereiro a equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano estará reunida com a equipe do Dnit, em Porto Alegre para discutir o projeto, que é de responsabilidade do Departamento, mas o município tem todo o interesse em estar envolvido nessa importante obra que vai beneficiar Ijuí e região”, explica.

Outra informação divulgada dá conta de que o Ministério das Cidades fará um seminário regional, em Ijuí, no mês de março, para discutir a questão da regularização fundiária, problema hoje, presente em grande parte das cidades.

Bira também manteve contato com a secretária de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Dulcinéia Miranda, quando discutiu os projetos culturais que levou a Brasília. Ficou definida a realização de um seminário em Ijuí, no mês de março, para debater o Plano Nacional da Cultura, bem como os projetos de Ijuí e região.

O vice-prefeito ressaltou ainda, a inclusão de Ijuí no programa Projovem Trabalhador. A definição se deu em reunião com o Assessor Especial do Ministro do Trabalho e Emprego Flávio Zacher e com o Diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude, Renato Ludwig de Souza. Conforme informações repassadas por Bira, o município receberá cerca de R$ 1 milhão para realizar cursos de qualificação, beneficiando mais de 600 jovens. O recurso deve ser liberado ainda no primeiro semestre. Segundo o vice, a tramitação para Ijuí ser incluída no Programa teve início no final de 2007, quando o deputado Estadual Gerson Burmann marcou audiência com o Ministro Carlos Lupi, que, na ocasião, se comprometeu em liberar os recursos para o município.