ANÁLISE DA SEMANA

Texto da edição do Jornal Hora H de 17 de outubro de 2008.

- Cassação ignorada

- Na cerimônia de instalação do Comitê de Transição do Governo de Valdir Heck para o Governo de Fioravante Ballin, realizada na última 4ª feira, no Centro Administrativo do Parque, na ante-sala do Gabinete do Prefeito, ninguém falou da cassação do prefeito e vice, eleitos. O tema foi simplesmente ignorado. A ordem por parte do PDT/PT/PTB/PV é de “mostrar serviço perante a comunidade”, montando o novo governo e fazendo com que os integrantes da nova equipe tenham acesso a todas as informações. Rúbio Viecilli foi indicado por Valdir Heck como o coordenador geral para passar ou encaminhar as informações que os integrantes do novo governo necessitam.

- Jogo de cintura de Valdir e Ballin

Passadas as eleições e com a vitória na mão, os interesses dos atuais vereadores (reeleitos ou não) e futuros vereadores começam a se impor em busca de espaço e visibilidade. Para tanto, atrelam o seu voto na atual legislatura ao atendimento dos seus interesses. Por exemplo, Ballin quer aprovar ainda nesta legislatura - em virtude de ter a maioria na Câmara - a reforma administrativa, a criação do Banco Popular Colméia e outros temas. Já Valdir quer aprovar a ampliação do setor de energia (eólica e hídrica). Mas para votar pela aprovação destes temas alguns vereadores querem ter a certeza de que serão guindados à condição de secretários do novo governo e designados os seus indicados. Certamente Valdir, Ballin e Bira terão que ser malabaristas na arte de contemplar os diferentes interesses e ter um fenomenal jogo de cintura. Os pouco mais de dois meses até a posse serão de intensas negociações, tanto para fazer passar os projetos na Câmara que, no fundo, nortearão a formação do novo governo.

- PT com Vereador na Câmara

Embora o PT não tenha conseguido eleger vereador, ainda assim poderá vir a ter um representante na Câmara. Ballin tem em mira a busca de grandes valores em Brasília para financiar seus projetos. Em discursos de campanha o prefeito eleito designava “Bira Teixeira como embaixador do município junto ao Governo Lula”. Mas para garantir estes recursos Ballin deve dar mostras de boa vontade para com o PT de Ijuí. Assim, chamaria para o seu secretariado três vereadores e abriria uma vaga para o PT que, pela ordem, caberia ao professor Sérgio Pires. Desta forma, Ballin se credencia com maior força e respeito para conseguir as almejadas verbas federais de que tanto precisa para tocar as prometidas obras de seu governo. Mesmo porque Pires está ligado aos deputados Elvino Bohn Gass e Paulo Pimenta, ao senador Paulo Paim e ao ministro Tarso Genro, que podem ser fundamentais para a liberação destas verbas.

- Expulsões dos dissidentes do PP e PT

No rescaldo das eleições, os dissidentes que se preparem. Ou peguem o boné e saiam dos seus respectivos partidos ou serão expulsos. Fortes movimentos dentro do PP querem a expulsão de Emído Perondi e Valdir Zardim, ambos do PP, mas que fizeram campanha para candidatos adversários. Dentro do PT a questão também está posta já que alguns partidários apoiaram a Piaia. Segundo o Presidente Suimar Bressan, a expulsão obedecerá aos tramites democráticos tal qual foi feito para consumar a coligação com o PDT/PTB/PV.

- Edição esgotada do Hora H

A edição passada do Hora H esgotou-se completamente. “Nem para remédio não tem mais”, afirma a editora-chefe Andréia Santos. Além da edição de abertura da ExpoIjuí e das notícias da semana, a procura também deu-se em função da publicação dos votos de urna por urna para vereador e prefeito e pela análise das tendências eleitorais dos ijuienses com ilustrativas tabelas cujo estudo foi feito pelos professores Hilário Barbian e José Augusto Fiorin. Assim o Hora H cumpre sua função de informar a seus leitores com notícias e análises qualificadas.