IJUÍ E SUAS POTENCIALIDADES


Ijuí é uma das maiores e mais populosas cidades do interior do estado, com área de 674 km² e população de 76.739 habitantes - segundo Senso IBGE/2007 – destaca-se por sua ampla estrutura e desenvolvimento.

Situada a 328 metros do nível do mar, Ijuí se notabiliza na região por seu amplo desenvolvimento econômico, cultural, étnico, educacional e por ser referência estadual nos serviços à saúde. Com 3 hospitais especializados em diversas áreas, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, o CACON – Centro de Atendimento Especializado no Tratamento do Câncer (atendendo mais de 120 municípios), o Instituto do Coração e o novo ambulatório municipal que está sendo construído com mais de 4000m² de área, cuja estrutura será referência no interior do Estado. Com isso, Ijuí se destaca como Pólo Regional em Saúde. Já denominada como Terra das Culturas Diversificadas, Colméia do Trabalho, Cidade Universitária, Terra das Fontes de Água Mineral e Portal das Missões, Ijuí está localizada geograficamente em um ponto cujas vias de acesso representam o segundo maior entroncamento rodoviário do Estado e passagem obrigatória para os caminhos do Mercosul.

Conta com o segundo maior Porto-Seco do RS, por onde passarão 10% da produção de Grãos do Estado. Ijuí se destaca, também, pela Cotrijui, Cooperativa Agropecuária e Industrial com um dos maiores faturamentos do Estado, comercializando seus produtos em todo o Brasil além de exportar para 22 países. Em Ijuí está a Sede da Associação Sul Brasileira de Sementes Forrageiras (por aqui passam ou são produzidas 60% das sementes forrageiras do estado), é o segundo Pólo produtor de alevinos do Brasil, o 2º Pólo Viveirista em importância no Estado, conta com indústrias lácteas, possui a maior queijaria da América Latina e a segunda maior indústria de leite em pó e do gênero de laticínios do RS. Além da diversidade na produção agropecuária, Ijuí conta com mais de 600 indústrias - segundo levantamento feito no ano de 2006. Possui fontes de água mineral e fonte de água termal (ainda não explorada), recurso que poderá agregar grande valor ao setor turístico do município além de promover o desenvolvimento do setor hoteleiro e energético.

Ao falar em energia, Ijuí se destaca por ser grande produtora de energia própria, com centrais hidrelétricas em pleno funcionamento, projetos de ampliação desta exploração e perspectivas de geração de energia eólica através de recursos próprios. No setor cultural Ijuí tem se destacado nos últimos anos por estar entre as 10 cidades de maior expressão Cultural do Estado, segundo ranking apresentado pela Revista Aplauso. Ijuí possui um parque de Exposições e Feiras (Wanderley Agostinho Burmann) que conta com 11 etnias organizadas em Centros Culturais, além do Centro de Cultura Gaúcha.

O Parque é um dos mais completos do Estado. Na área da educação se destaca pela Unijuí - estruturada com campis em Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, além dos Núcleos universitários de Campina das Missões, Santo Augusto e Tenente Portela. E na Educação Básica, pela ampla rede de Escolas Públicas Municipais, Escolas Públicas Estaduais e Escolas Particulares, acolhendo estudantes das mais diversas regiões do Estado que migram em busca da qualidade de ensino aqui oferecida.

Em síntese, Ijuí tem em todos os setores e, principalmente, em sua engajada população originária de 19 etnias, a força e a tenacidade que faz propulsar um desenvolvimento ágil e constante. Esta é Ijuí e assim move-se esta Terra.