1898 - A FOTO MAIS ANTIGA DE IJUHY



Por Hilário Barbian

Esta é a foto mais antiga que se conhece do perímetro urbano de Ijuí. Foi cedida por Milton Fensterseifer, de Panambi. Ela foi clicada por Hermann Meyer (fundador da colônia Neu-Württemberg, atual Panambi), quando ele passou por Ijuhy um pouco antes do natal de 1898 ao cabo de um vasto roteiro que foi feito com a finalidade de perscrutar a região com vistas à instalação de uma ferrovia, que acabou não se concretizando (só foi construída mais tarde pelo Governo do RS e chegando à Ijuhy em 19 de outubro de 1911).

O Hermann Meyer postou seu tripé no meio da rua do Comércio à altura onde hoje se situa a Farmácia São João e mirou o lado oeste da vila. Na foto pode-se vislumbrar a descida da rua do Comércio com as rústicas casas de então. A rua está aberta até onde hoje passam os trilhos da ferrovia. Daí em diante, era apenas uma estradinha de carroça. Onde hoje está a Sede Acadêmica da Unijuí era ainda mato.

A foto foi clicada por volta das 8:30h da manhã, possivelmente antes de Hermann Meyer iniciar sua viagem à Cruz alta onde iria se encontrar com outros engenheiros para discutir a construção da ferrovia, cujo projeto foi abandonado porque à época o retorno do investimento seria muito demorado.

A qualidade da foto não é boa. De ínumeras fotos que Meyer fez ao longo da sua viagem a única que não saiu bem foi esta de Ijuhy de 1898. Mas mesmo assim tem um valor histórico incomensurável. É a primeira da então vila de Ijuhy que se conhece até hoje. Para mostrar a autenticidade da foto, Hermann Meyer colocou de próprio punho a legenda na imagem "Stadtplatz Col. Ijuhy", que significa Local da Vila Colônia Ijuhy.