A TRANSIÇÃO POLÍTICA EM IJUÍ


Quem são os Ministeriáveis em Ijuí?

O Presidente Getúlio Vargas dizia que ao preencher um cargo contentava apenas a uma pessoa e deixava descontentes outras tantas. Acontece que para cada cargo existem muitos candidatos que se julgam em condições de ocupá-lo, que ao serem preteridos ficam com seu ego ferido.

Nesta situação estão agora o prefeito e vice eleitos. Ballin e Bira têm a árdua tarefa de escolher dentre muitos pretendentes os Secretariáveis em Ijuí. E as pressões dos candidatos, grupos e tendências partidárias estão aflorando com toda intensidade visando que os seus nomes sejam os escolhidos. Em última instância cada candidato, grupo ou tendência se alicerça no número de votos que fez nas eleições e o grau de empenho de seus integrantes na campanha eleitoral.

Embora Ballin e Bira tenham dito que só tratam da formação do secretariado a partir de 30 de novembro - o que dá mais de um mês – o certo é que até aquela data o secretariado estará praticamente constituído. As pressões serão de tamanha ordem que o prefeito e vice tenham que começar a acomodar os pretendentes para delinear a chamada Reforma Administrativa e criar o Banco Popular Colméia. Além da formação do secretariado terão que ser escolhidos os nomes para o DEMEI e as Coordenadorias que terão status de secretarias. Isso sem falar da escolha dos CCs (cargos de confiança).

Os órgãos de imprensa deste fim de semana especularam acerca dos secretariáveis. Porém, a lista de nomes apresentados ainda está aquém do que provavelmente virá a compor o quadro. Simplesmente, porque candidatos e tendências não estão contemplados na relação.

Se cassados, Ballin e Bira podem concorrer em 2012?

Sim, podem. Depois que foi ao ar o comentário do Professor Barbian o Vice-Prefeito eleito, Ubirajara Teixeira, entrou em contato para esclarecer que mesmo que fossem condenados e tivessem seus direitos políticos cassados por três anos, Ballin e Bira podem ser candidatos a prefeito e vice em 2012. Isso porque o prazo de uma eventual cassação dos direitos políticos passa a decorrer do dia da publicação da sentença do juiz Luís Antonio Saud Teles, que foi em 6 de outubro de 2008. Desta forma, ainda que Ballin e Bira tenham cassado o registro de suas candidaturas em 2ª e 3ª instância e seus direitos políticos por três anos, conforme a sentença de Saud Teles, eles são elegíveis em 2012 por já ter transcorridos os três anos.

Para onde vai o Prefeito Valdir Heck?

Valdir Heck é o prefeito que tem até agora a maior longevidade à frente da Prefeitura de Ijuí – doze anos como prefeito e seis como vice. A exceção foi apenas o Coronel Dico que ficou 22 anos no poder e 26 se contados os quatro anos exercidos por seus indicados - tudo em decorrência do Acordo de Pedras Altas que pôs fim à Revolução de 1923 e que previu que o Presidente e Intendentes (Governador e Prefeitos) não poderiam concorrer para mandatos subseqüentes aos que estavam findando.

Pois, Valdir Heck entrega o poder a Ballin em 1º de janeiro de 2009 e fica momentaneamente sem cargo político uma vez que já teria declinado de assumir o comando do DEMEI. E a persistirem as atuais condições as portas para Heck também estariam fechadas para as eleições de 2010. Para deputado estadual, Gerson Burmann deve encetar sua reeleição. Para deputado federal, o quadro que se apresenta também não é dos melhores: teria que concorrer com Pompeo de Matos e Darcísio Perondi. Alguns levantaram a hipótese do Prefeito concorrer a uma das duas vagas ao Senado. Mas isso parece ser um vôo alto demais para o momento.

Por onde pode-se abrir uma porta ao Prefeito Valdir Heck é se houver uma aliança entre o PT e PDT para o Governo do Estado em 2010. Olívio Dutra seria candidato a governador e cogita-se que o vice poderia ser Pompeo de Matos. Se isso se confirmar – o que não vai ser fácil dada a resistência que oferecem os pedetistas da capital – Valdir Heck poderia concorrer a deputado federal já que se abre o espaço de Pompeo na região. Mas a partir daí tudo pode acontecer. Tanto Heck quanto Perondi podem se eleger, ou ambos podem naufragar. Ou ainda, um poderia se eleger – no caso o pendulo pende para Perondi. E no limite, Perondi poderia ser o candidato a vice-governador – o que é difícil devido as composições que o PMDB deve fazer. Se isso acontecesse, Heck teria uma tranqüila eleição à Câmara Federal.

Cassação: Sentença bem fundamentada
.

Assim que o juiz Saud Teles publicou a sentença de cassação de Ballin/Bira muitas pessoas se interessaram em conhecê-la e lê-la na íntegra. E a maioria que dela tomou conhecimento foi através deste site, já que foi divulgada em primeira mão. Dentre os que leram a sentença estão advogados que avaliaram: A sentença de dezenove páginas está muito bem fundamentada. O que fará com que os advogados de defesa tenham um grande trabalho para defenderem o prefeito e o vice, eleitos. Seja qual o resultado em 2ª instância o certo é que o processo seguirá para a 3ª instância, em Brasília. Isso porque se Ballin/Bira forem condenados a “Frente Popular Trabalhista” tratará de recorrer da decisão. Se tiverem a pena comutada será a “Frente Mais por Ijuí”, de Piaia e Perondi que vai recorrer à Brasília.

Designação de Juíza

Os quatro jornais que circularam neste fim de semana em Ijuí deixaram de abordar a notícia de que o processo de cassação de Ballin e Bira já tem uma juíza designada. A relatora do processo é Kátia Elenise Oliveira da Silva e, atualmente, os autos se encontram com a Procuradoria Regional Eleitoral (o Ministério Público Eleitoral de segunda instância) para parecer.
A relatora é juíza de carreira integrante da magistratura estadual gaúcha e foi indicada para o TRE-RS pelo Tribunal de Justiça do RS. Disso se depreende que o parecer da juíza - por ter sido alçada ao cargo em função de “um desempenho notável entre seus pares” leva à conclusão de que seu voto provavelmente será acompanhado pela maioria dos demais integrantes do TRE-RS no dia do julgamento, que ainda não tem data.

Quais os candidatos a Prefeito em 2012?

Causou surpresa para muitos o comentário do Professor Hilário Barbian sobre quem seriam os candidatos em 2012. Pelos dados disponíveis e prevendo o que pode acontecer nos próximos quatro anos os candidatos a prefeito em Ijuí devem ser novamente Fioravante Batista Ballin, Junior Carlos Piaia e Marco Aurélio Ferreira. Os três vão liderar coligações que podem sofrer pequenas alterações. Mas o que pode mudar são os candidatos a vice-prefeito, já que no mínimo em uma coligação o vice não agregou votos. E mesmo porque até lá as novas composições podem requerer a mudança do candidato a vice-prefeito.