APELO DOS MORADORES DE SC

.
CORRENTE PARA EXIGIR QUE A IMPRENSA (REDE GLOBO e outras) DÊ DESTAQUE NACIONAL A TRAGÉDIA EM SANTA CATARINA.


DIVULGUE PARA TODOS OS SEUS CONTATOS DE TODAS AS REGIÕES DO PAIS.


Blumenau, 25 de novembro de 2008.

Venho demonstrar a nossa revolta pelo DESCASO da rede Globo em divulgar a tragédia que ocorre em Santa Catarina. Enquanto milhares de pessoas estão desabrigadas, dezenas têm morrido numa tragédia que já se mostra muito maior do que a "famosa" enchente de 1983, a rede Globo mostra no Fantástico e Jornal Nacional a "pequena enchente" em Santa Catarina, preferindo dar destaque ao caso ridículo do Dudu Nobre (Fantástico do dia 23/11. / No portal, não há qualquer notícia a respeito da enchente e enxurradas em SC - http://fantastico.globo.com/).

Sabemos do poder da mídia para alertar toda a nação e forçar as autoridades competentes a tomar uma atitude. Prova disso, foram as notícias incessantes, repetidas e excessivas, por várias semanas, acerca do caso Isabela e do seqüestro da Elloá, ainda que tragédias como esta aconteçam diariamente em vários lugares do país.
Desta forma, solicitamos, pedimos, exigimos que a rede Globo dê a ênfase necessária para que possa mobilizar todo o país (pessoas, empresas, autoridades) a ajudar a nossa região.

Estamos certos de que o país pouco sabe da dimensão desta catástrofe, dos inúmeros deslizamentos que tem soterrado casas e vitimado pessoas em todos os bairros de Blumenau e várias cidades vizinhas (Gaspar, Joinville, Florianópolis, Ilhota, etc). Pouco sabem porque o descaso é também da RBS, sucursal da rede Globo, que não faz parte da rede de Solidariedade, formada por TV's da cidade (Furb TV, TV Galega e TVL) e pouco têm feito para ajudar e manter as pessoas informadas (exceto por um pequeno quadro no portal ClicRBS), e mostrar a realidade da nossa região para o resto do país.

A nossa situação é grave e inúmeras pessoas com as quais temos contato em outros estados dizem não ter idéia do que ocorre aqui, pois a TV só mostra uma pequena enchente. Não há imagens áreas, não há matérias que mostram o soterramento de 15 casas em um único deslizamento, não mostram que o prefeito já declarou estado de calamidade pública...
Enquanto a Alemanha já mostrou sua solidariedade e se prontificou a ajudar financeiramente a região, o governo federal ainda não tomou qualquer ação efetiva (até dia 25/11).
Contamos com o poder da imprensa para dar a ênfase necessária a situação e nos ajudar neste momento difícil e com a sua ajuda para divulgar este e-mail.

Obrigada.

Ana Lana Guerini

IMAGENS QUE NOS SURPREENDEM