CURTAS E RÁPIDAS: A ANÁLISE DA SEMANA EM IJUÍ

.
Prefeitura de Ijuí, sede do poder executivo do município e cujo prédio foi inaugurado em 1933

Antecipação da Divulgação do Secretariado

.

Inicialmente Fioravante Ballin havia garantido à imprensa que começaria a tratar da formação do secretariado a partir de 30 de novembro. Porém, ele e Bira reviram a programação e agora fixaram esta data como a da divulgação do secretariado. A mudança de plano é perfeitamente compreensível.

Ballin e Bira são assediados diariamente por diferentes setores da comunidade e por diferentes interesses partidários que querem se ver representados no secretariado e nas coordenadorias. Aliado isso, está o fato de Ballin e Bira terem seus mandatos ‘sob judice’ e nesta condição convém mostrar à comunidade que os eleitos não estão parados – ao contrário querem mostrar que estão atuantes e fazendo o que deve ser feito: a construção do secretariado.

A antecipação da data do anúncio atende a outro quesito já que a posse dos eleitos está marcada para 1º de janeiro de 2009. Dentro do espírito do ‘Comitê de Transição’, os escolhidos têm um mês para se inteirarem das suas respectivas secretarias e coordenadorias. Este é o tempo que os designados têm para poderem se familiarizar com a máquina pública.

.

Composição do Secretariado: Tarefa difícil

.

Como todo Prefeito e Vice-Prefeito eleitos, Ballin e Bira devem estar passando por momentos delicados. O quebra-cabeça da montagem do secretariado normalmente é difícil. Precisa compatibilizar a questão política com a questão técnica. Mas agora se soma duas novas variáveis. Assim como para os próprios Ballin e Bira, o tempo que os escolhidos permanecerão no cargo é uma incógnita em função da tramitação do processo de cassação que só permite duas saídas: cassação ou não cassação.

A outra é mais delicada e remete às eleições de 2012. Ballin e Bira devem ter mãos de pelica para costurar o secretariado para terem o mínimo de perdas e o máximo de aglutinação. Mirando-se o resultado eleitoral de 5 de outubro passado, os números mostram que Ballin e Bira tiveram uma diferença de apenas 2.062 votos sobre Piaia e Burmann. Isso com o PT coligado com o PDT. Em 2004, a diferença de Valdir Heck sobre Piaia havia sido de 2.900 votos. Ou seja, a tendência mostra que mesmo PDT e PT unidos a diferença está diminuindo. Daí porque a montagem do secretariado merece o máximo de sensibilidade visando anular possíveis perdas.

.

Ana Beatriz Iser é relatora do Processo de Ballin/Bira e de Tarcísio Zimermann (PT), de Novo Hamburgo

.

O processo de cassação de Ballin e Bira tem uma nova juíza-relatora. Trata-se da Desembargadora Ana Beatriz Iser, que havia sido titular do 1º Juizado da Vara Cível do Foro Regional de Alto Petrópolis (POA) que foi eleita para preencher a vaga de integrante substituta do Tribunal Regional Eleitoral que antes era ocupada por Kátia Elenise Oliveira da Silva, que cumpriu seu mandato de dois anos no TRE/RS.

Ana Beatriz Iser foi Pretora entre 1982 e 1985, quando atuou na Comarca de Carazinho. Em 1985, assumiu como Juíza de Direito. Exerceu a jurisdição nas Comarcas de Casca, Carlos Barbosa, Osório, Canoas e Porto Alegre, para onde foi promovida por merecimento, em 1997. Desde então, exerce a titularidade da Vara Cível do Foro Regional de Alto Petrópolis. Atuou como substituta de Desembargador no Tribunal de Justiça, por convocação.

Além do processo de Ballin e Bira, a desembargadora Ana Beatriz Iser tem também em mãos o processo de cassação do prefeito eleito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann (PT), cujo pedido é movido pelo PMDB daquele município por “propaganda extemporânea”.

No mês de novembro as sessões do pleno do TRE-RS ocorrerão nas terças e quintas-feiras. Juristas acreditam que até o final de novembro ter-se-á uma decisão acerca da cassação ou não de Ballin e Bira no Tribunal Regional Eleitoral.

.

Especulação: Secretariado de Ballin e Bira

.

O jornal Imparcial, de Ijuí, divulgou neste sábado, 8 de novembro, os nomes que podem vir a compor o secretariado do Prefeito e Vice eleitos, Ballin e Bira. Com o título ‘Exclusivo’, a manchete de primeira página traz: “O colunista NETUNO após apurações extra-oficiais, montou a possível equipe de Governo de Ballin e Bira”.

A coluna “Netuno” é a seção mais lida do jornal Imparcial. Porém, não vem assinada por nenhum responsável. Já a jornalista responsável pelo jornal é Carine Prediger Da Pieve, que substituiu o jornalista José Guedes, que faleceu há um ano. Segundo o colunista da seção “Netuno”, o secretariado e as coordenadorias que já existem e mais as que seriam criadas podem ter esta composição:

.

Secretarias – PDT

.

FazendaIrani Basso

Obras - Jair da Rosa

SaúdeIbrahim el Ammar

Assistência SocialHelena Stum

TurismoUbirajara Herthal

GovernoNelson Copetti

AgriculturaTito Varaschini

DEMEIChico Seifert ou Nilo Leal

Assessoria JurídicaDante Trindade (PT)

Darcy Pretto (PDT)

Procurador do DEMEIPaulo Koller

.

Secretarias – PT

.

AdministraçãoJosé Luiz Bressan

EducaçãoSergio Pires

PlanejamentoSuimar Bressan

.

Coordenadorias - PDT


Coord. de TurismoRoseli Correa

Coord. de ComprasMarcos Barriquello

Coord. de HabitaçãoMarildo Krombauer

Coord. de SaúdeElias Roth

Coord. de Assistência SocialNeiva Agnoletto

Coord. de PatrimônioBili Biligon

Coord. da FazendaLuiz Fernando Arbo

Coord. da EducaçãoRomi Rohde

Coord. Gabinente 1ª DamaMaria Arbo

Coord. do CMDCleonir Valentini

.

Coordenadorias – PT

.

Coord. de ObrasJoão Pedro Fagundes

.

CoordenadoriasPTB


Coord. de TransitoValmor Heinrich

.

Coordenadorias a serem criadas – PDT, PT e PTB


Coord. da MulherIvone Juswiak (PDT)

Coord. da JuventudeElise (PT)

Coord. da CulturaRuth Fricke (PT)

Coord. de ComunicaçãoSantiago (PDT), Cláudia Bohrer (PDT) e Juliano Fleck (PT)

Coord. do Meio AmbienteOsório Lucchese (PT)

Coord. do Gabinete do PrefeitoElisa Pinto (PDT)

Coord. do Vice-PrefeitoNeusa Panegalli (PT)

A coluna “Netuno” é publicada à página 2 do jornal. A composição do secretariado e das coordenadorias é a primeira que o colunista arrola na seção.

Já um outro jornal que circulou na 6ª feira em Ijuí – o Hora H – afirma na seção “2 Pontos”: “Bem que tentamos extrair informações, mesmo que extra-oficiais sobre a formação do secretariado de Ballin e Bira mas a resposta é uníssona, ninguém sabe, ninguém viu”. A colunista deste jornal ainda acrescenta que “um fato que deve marcar a questão secretariado é a renovação”.

Secretariado: Especulação ou Balão de Ensaio?

.

Em política existem artimanhas que o eleitor deve decifrar e que são ditas nas entrelinhas. É usual um prefeito – também o faz um governador ou mesmo um presidente da república - de fazer publicar em algum meio de comunicação uma lista de secretários para as respectivas secretarias. A publicação da composição do secretariado tem a função de ser o que normalmente é chamado, em política, de “balão de ensaio”. Ou seja, a publicação tem muitas vezes a anuência do prefeito e vice. A partir da publicação, tanto prefeito e vice como outros, ficam atentos para ver a reação da sociedade e do mundo político do município.

No entanto, a publicação da lista no jornal Imparcial não tem a função de ser um “balão de ensaio”. Trata-se apenas de uma especulação do colunista. Mas mesmo assim tem larga repercussão no município.