IJUÍ: 8º LUGAR NO RANKING DA CULTURA

.

A Revista APLAUSO, uma publicação dirigida à divulgação e ao debate de iniciativas artísticas - cinema, teatro, música, literatura, artesplásticas, arquitetura ou museologia, entre outras manifestações culturais - promovendo e estimulando ações empresariais de apoio à cultura produzida no estado e no restante do Brasil, divulgou na Edição deste mês o novo ranking das cidades de maior expressão artística e cultural do Rio Grande do Sul.

A cuidadosa pesquisa, feita desde 2005 pela revista APLAUSO, visa medir o nível de investimento em cultura e o número de atividades artísticas das principais cidades do interior gaúcho. Os dados são levantados, a exemplo dos anos anteriores, considerando-se 40 municípios do Rio Grande do Sul onde a equipe da APLAUSO selecionou os 20 mais bem posicionados para compor o ranking. Os resultados apresentados pela revista apontam Ijuí como a 8ª colocada no ranking deixando para trás municípios de históricos tradicionais no setor como Gramado, Bento Gonçalves, Erechim, Santo Ângelo, Santa Rosa, Alegrete, Bagé, Uruguaiana e Viamão.

Segundo o Prefeito de Ijuí, Valdir Heck, este resultado é reflexo dos investimentos realizados no setor, nos últimos anos e do opulento legado histórico que Ijuí impregna e expõe através de suas virtudes culturais. "O município de Ijuí é reconhecido em todo o país por suas expressões étnico culturais, mas esta característica tão própria acabava ofuscando nossas conquistas nas demais áreas do setor. O resultado desta pesquisa revela que caminhamos na direção certa. Avançamos duas posições na pesquisa, fruto de uma política séria e consistente. É mais uma vitória da população ijuiense". - comemora.


Embora não lidere nenhum dos quesitos considerados pela pesquisa, Ijuí destaca-se por manter uma boa média em, pelo menos, 75% dos quesitos pesquisados no ranking das Capitais da Cultura. Os itens analisados na pesquisa da Revista Aplauso levaram em conta atividades de apoio e incentivo ao cinema, teatro, museus, livrarias, orquestras, jornais, alunos matriculados em escolas e universidades, exposições, prédios históricos, festivais, feiras, etc.


Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico - SETUR, Erlo Endruweit, o município de Ijuí possui uma estrutura própria para a gestão responsável do setor que, seguramente, garantiu o resultado positivo. "O nosso município investe muito no setor, O Executivo Municipal sabe a importância da cultura para o desenvolvimento da região.

Temos uma grande riqueza cultural fruto da diversidade étnica da cidade, que atrai pessoas de várias regiões em busca de oportunidades. Não é a toa que nos enunciamos como a cidade dos negócios e o mundo das nações. Hoje somos uma metrópole regional". - afirma.

Para satisfação da região constam, também, na lista das 20 capitais culturais do estado outras cidades de nossa região.

Confira o ranking:

1.Caxias
2. Pelotas
3. Santa Maria
4. São Leopoldo
5. Santa Criz do Sul
6. Canoas
7. Passo Fundo
8. Ijuí
9. Novo Hamburgo
10. Lajeado
11. Rio Grande
12. Bento Gonçalves
13. Cruz Alta
14. Santo Âneglo
15. Montenegro
16. Bagé
17. Santa Rosa
18. Uruguaiana
19. Gramado
20. Santana do Livramento

Fonte: http://www.radioprogresso.com.br/