AS ÚLTIMAS DE IJUÍ

Fioravante Ballin e Ubirajara Teixeira concedendo entrevista logo após a vitória de 5 de outubro

_______________________________________

SECRETARIADO DE BALLIN E BIRA

Entrou-se na semana derradeira para a formação do secretariado do prefeito e Vice eleitos, Fioravante Ballin e Ubirajara Teixeira. Embora a sua divulgação não aconteça no dia 30 de novembro, um domingo – como anteriormente foi anunciado – é bem possível que seja anunciado na primeira semana de dezembro.

O que se sabe é que as articulações estão acontecendo. Até a data do anúncio o grau das pressões tende a subir muito. São as diversas correntes e diversos líderes que querem espaço na administração ou na Câmara por terem projetos futuros e, assim, obter uma boa visibilidade perante a comunidade. Este é o sonho de todo político.

As poucas notícias que se sabe sobre o secretariado são obtidas por dedução. Por exemplo, o PT defende a ascensão e a permanência do vereador Sergio Pires (sem acento, como ele gosta de frisar) na Câmara. Para isso acontecer Ballin deve escolher três vereadores eleitos ou um vereador eleito e dois primeiros suplentes para o secretariado. Assim abriria uma vaga para a ascensão de Pires à Câmara.

Desta forma, por dedução pode-se aferir que Pezzetta continuaria na Secretaria da Saúde, Neiva Agnoletto iria para a Secretaria da Assistência Social e Darci Pretto iria para a Secretaria de Governo. Outro que está sendo citado é Júlio Gabi que seria o secretário da Agricultura. Porém, contra ele poderia existir um impeditivo legal. É cunhado de Ballin e isso afrontaria a lei do nepotismo. Outro ainda constantemente citado é o Professor Irani Basso, que poderia continuar na Secretaria da Fazenda.

OUTROS NOMES

Todos que lidam com a política sabem que no período em que se compõe o secretariado são colocados nomes para serem escolhidos pelo Prefeito que, em última instância, designa seus secretários. Pelo que se sabe Ballin e Bira têm tido um bom entrosamento desde os tempos de campanha e que continua agora.

Em que pese Ballin e Bira estarem com seus mandatos ‘sob judice’, ainda assim abundam nomes de peso para o secretariado. O próprio prefeito Valdir Heck, sem dar publicidade, emitiu sinais que gostaria de ver no secretariado de Ballin três de seus atuais secretários: Rúbio Viecilli, Carmem Battú e Maria Luiza Wietkemper. Duas semanas atrás Heck havia defendido publicamente mais outro nome: Nilo Leal. O engenheiro deveria permanecer à frente do DEMEI. Porém, sobre o aproveitamento destes nomes nada está decidido. Sabe-se que Ballin está sendo compelido a uma grande renovação no secretariado, o que seria decorrência do resultado das urnas – apenas 2.062 votos sobre Piaia – e por ter o PT na coligação, o que enseja a almejada renovação da administração já que assim as urnas sinalizaram em 5 de outubro passado.

Por parte do PT estariam disponíveis os nomes do professor Suimar Bressan e do atual vereador João Pedro Fagundes. Em não se consumando a ida de Sergio Pires para a Câmara seu nome estaria disponível para a Secretaria da Educação. Para amigos o vice-prefeito, teria confidenciado que também gostaria de ocupar um cargo de secretário. Bira pretende fazer carreira política. Daí ter uma maior presença e visibilidade. Afora estes nomes outros também são cogitados como, por exemplo, o de Liti (Carlos Alberto Dahmer) que teve uma forte presença na campanha eleitoral.

REFORMA ADMINISTRATIVA E SECRETARIADO

Ao menos está sendo anunciado que é por problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal o prefeito Valdir Heck não estaria enviando a Reforma Administrativa à Câmara, como antes havia sido anunciado. E que, na prática, ficaria para o próprio Ballin encaminhá-la a partir da sua posse. A razão para isso seria que a Reforma implicaria em despesas que a Lei agora já não mais comporta. Mas, possivelmente, a melhor explicação seria a que de houve um desencontro entre Heck e Ballin.

O fato é que Ballin e Bira têm uma gigantesca tarefa pela frente. Em meio a todas as pressões formar um bom secretariado que alie competência técnica e competência política. E dentre a competência política saber quem melhor representa as diversas tendências para ter o mínimo de perdas e o máximo de aglutinação. Sabe-se que Ballin e Bira estarão atentos a este determinante pelo exíguo resultado eleitoral e por almejarem uma nova eleição em 2012. Daí que a formação do secretariado, nestas circunstâncias, está se tornando uma verdadeira obra de engenharia política.

Deve-se acrescentar que parte das dificuldades advém do fato de que o PDT teve reduzida sua participação no Governo em função das coligações. De cem por centro dos cargos que estavam disponíveis em administrações anteriores, o PDT teve reduzida sua participação para 62%. Os outros 38% dos cargos pertencem ao PT (30%), o PTB e o PV com 4% cada. Em razão disso a disputa dentro do PDT tende a ser maior.

DIFICULDADE EM OBTER INFORMAÇÕES

Se o leitor correr os olhos pelos quatro jornais de Ijuí vai perceber que as notícias sobre o secretariado são poucas. O mesmo acontece nas Rádios. Em geral caracterizam-se por serem especulações. Isso é em decorrência de que ninguém quer dar informações mesmo as tendo.

Por parte de Ballin e Bira ninguém consegue obter informações por uma razão compreensível. Eles estão costurando o secretariado em condições adversas e divulgar notícias pontuais pode prejudicar as negociações que devem fazer com os diversos setores e tendências dos partidos estejam representados no secretariado.

Já por parte dos que foram convidados para integrarem o Secretariado também não confirmam o fato por uma questão de hierarquia e respeito e se o fazem é apenas à ‘boca-pequena’. Deixa-se que o anúncio oficial seja feito por quem efetivamente tem o poder nas mãos, ou seja, o prefeito. Em sendo assim, todos os meios de comunicação têm poucas notícias a dar sobre o secretariado.

CASSAÇÃO E DIPLOMAÇÃO

Até o momento não existe data marcada para o julgamento de Ballin e Bira no Tribunal Regional Eleitoral. No entanto, segundo o advogado Dante Iuri Ponzi – que defende os eleitos junto com outros dois advogados - notícias alentadores procedem de Porto Alegre. Na última 6ª feira, dia 21 de novembro o Pleno do Tribunal esteve reunido para julgar o prefeito eleito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimermann (PT), que havia sido cassado pelo juiz local. Em decisão tomada por unanimidade o Pleno do TRE absolveu Zimermann.

O advogado Dante considera alentador para Ballin e Bira o resultado deste julgamento pelo fato da relatora do processo ser também a desembargadora Ana Beatriz Iser, a mesma de Tarcísio Zimermann, que no caso teve seu voto acompanhado pelos demais desembargadores. Dante ainda aduz outra razão: A jurista é tida como uma desembargadora técnica. Zimermann foi absolvido por insuficiência de provas, o que o Dr. Dante acha que também vai se configurar no caso de Ballin e Bira.

Já uma nova data para a diplomação de Ballin e Bira foi marcada. Os eleitos de Ijuí – prefeito, vice, vereadores e suplentes – serão diplomados em cerimônia marcada às 18h de 12 de dezembro (6ª feira) no Fórum de Ijuí. O adiamento aconteceu em virtude do juiz Luís Antônio Saud Teles ter dado uma elasticidade maior no prazo de entrega da prestação de contas dos que concorreram ao pleito de 5 de outubro. Rumores nos meios políticos davam conta que o juiz Saud Teles adiou a cerimônia para dar tempo para o julgamento do TRE. Mas a bem da verdade um fato não tem nada a ver com o outro. Foi apenas uma decisão técnica do juiz.

JULGAMENTO: FOGUETES PARA A ABSOLVIÇÃO OU CONDENAÇÃO?

Com a proximidade da data do julgamento de Ballin e Bira aumentam as expectativas de haver a absolvição ou a confirmação da sentença de Saud Teles.

Como a cassação de Ballin e Bira foi anunciada à população pela ‘Frente Mais por Ijuí’ através de um intenso e ruidoso espocar de foguetes, antes mesmo que as Rádios começassem a transmitir sobre a repercussão da decisão, é de se esperar que qualquer das decisões seja anunciada com um vistoso foguetório.

Se a decisão for favorável a Ballin e Bira pode-se esperar que o troco da Coligação ‘Frente Popular Trabalhista’ seja um redobrado foguetório no centro da cidade com a finalidade de vingar àquele que foi feito no início da tarde de 6 de outubro.

Se Ballin e Bira forem condenados pelo TRE é de se esperar que a Coligação ‘Frente Mais por Ijuí’ de Piaia reitere o foguetório. Assim, antes do eleitor festejar, deve se informar para saber a favor de quem é o foguetório.

REVOGAÇÃO DA EMENDA

Diante da grande reação principalmente da imprensa, o Presidente da Câmara decidiu revogar a emenda a LOM – Lei Orgânica do Município e ao RI – Regimento Interno da Câmara de Vereadores. A emenda previa que um vereador para ser candidato à Presidência da Câmara deveria ter dois anos de mandato de vereador. O que fazia com que Gladimir Ribeiro, um dos candidatos a Presidência, não pudesse concorrer ao cargo.

Após já ter tido uma sessão para discutí-la, está previsto para 22 de dezembro a segunda votação, como reza o regimento. Desta forma, com a definitiva revogação da emenda, o presidente da Câmara para 2009 será eleito conforme a antiga disposição, podendo todos os vereadores se candidatar à presidência.

O que sobra desta tentativa de emenda é uma completa trapalhada pela qual a Câmara não precisava ter passado.