IJUÍ E O SECRETARIADO

.
Aumentam as especulações em torno do secretariado de Ballin



O assunto é referência de praticamente todas as conversas em todos os lugares de Ijuí: quem serão os secretários escolhidos pelo prefeito eleito Fioravante Ballin para ajudar a comandar o município a partir de 2009. Em matéria de política todos têm um palpite, uma preferência, muitas especulações são feitas. De concreto até o momento não se tem nada.

Oficialmente, os partidos calaram e os convidados para assumir os cargo, sim porque nesta altura do campeonato os nomes já estão praticamente todos definidos, mas o discurso está muito bem ensaiado e as informações não estão vazando, pelo menos não com a rapidez que a população e a imprensa almejam. Ballin e Bira, quando questionados, mudam de assunto e não abrem nada. A informação oficial é que depois do dia 30, possivelmente no final da próxima semana, seja feito o anúncio oficial, em uma coletiva de imprensa. Mas como todo o jornalista tem suas fontes e especular ainda não é crime, o Jornal HoraH está divulgando alguns nomes apurados.

Ao que tudo indica o PT ainda não definiu os seus eleitos para as três secretarias que lhe caberão, pois a informação é de que a negociação interna entre os dois maiores partidos da coligação ainda prossegue. A grande novidade é que a presidência do Demei seria destinada a um petista. Ballin ainda está enfrentando toda a pressão dos atuais secretários, todos do seu partido, que almejariam continuar nos cargos, e também do atual prefeito Valdir Heck que, conforme informações, teria indicado três nomes do atual governo para prosseguirem em 2009.

O nome de Irani Paulo Basso parece que é consenso e ele deverá ser um dos secretários remanescentes do governo Heck, à frente da Secretaria da Fazenda. Claudiomiro Pezzetta também deve ficar na Secretaria de Saúde, pelo menos nos dois primeiros anos, Nelson Copetti fica como chefe de gabinete e, a partir daí, tudo é novidade.

Neiva Agnoletto deve assumir a Assistência Social, Jair da Rosa a Secretaria de Obras, Eleandro Lizot a secretaria de Educação e Cleonir Valentini deve ficar com a Secretaria de Governo. Para o PT caberiam o Demei, a secretaria de Planejamento e a nova secretaria que será criada pelo projeto de reforma, que deve ser ou de Meio Ambiente ou de Habitação, que deve ser destinada ao atual vereador João Pedro Fagundes. Nas outras duas secretarias nada definido nem extra-oficialmente, mas há cogitações de que o vice-prefeito eleito Bira assuma uma delas.