MADP E A MEMÓRIA DAS URNAS

.
Museu Antropológico Diretor Pestana promove exposição virtual Memória das Urnas


O direito ao voto no Brasil percorreu um logo caminho e teve avanços e recuos, que serão mostrados, sinteticamente, nesta exposição. A Exposição Virtual Memória das Urnas tem como objetivo resgatar a história das eleições municipais em Ijuí, desde 1890 aos dias atuais.

O município de Ijuí surgiu a partir de empreendimento governamental de colonização das áreas de mata da Bacia do Rio Uruguai, no final do século XIX, no Rio Grande do Sul. Portanto, a “colônia Ijuhy” como oficial e planejada, foi inaugurada como distrito de Cruz Alta, em 19 de outubro de 1890 (AMARAL, 2003, p. 27).


A Colônia Ijuhy surgiu como uma preocupação do governo estadual de criar mecanismos e práticas de controle direto sobre as novas áreas de colonização e sobre os próprios colonos. A sua emancipação político-administrativa foi articulado em 1912 e teve influência de integrantes do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR) .

Esta exposição virtual é um projeto experimental realizado pelos acadêmicos e acadêmicas matriculados no componente curricular Práticas de Graduação I, do segundo semestre de 2008, do curso de História: Alisson da Silva Legonde, Andre Gabriel do Nascimento, Carlos Alexandre Oliveira Ávila, Charles Martin Ketzer, Daiane Pessoto Denes, Edilson Tome da Rosa, Emanuel Furini Fiúza, Fabiano Schultz Hildebrandt, Gabriel Woitchumas Kryszczun, Graciele da Rosa, Jeovani Rodrigues Jacques, Leomar Borba Medeiros, Tiago de Cordova e Vânia Kusiak, do Departamento de Ciências Sociais da UNIJUI. Sob a coordenação de Belair Stefanello e Juliana Portolan Amaral, funcionárias do Museu Antropológico Diretor Pestana e da professora Sandra Maria do Amaral.