A DIFÍCIL TAREFA DE BALLIN E BIRA

BALLIN E BIRA: PENÚLTIMA SEMANA PARA FORMAR O SECRETARIADO

Ballin e Bira se comprometeram a divulgar o secretariado até o final de novembro. Desta forma restam duas semanas para as negociações dentro do PDT, PT, PTB e PV. Ao todo são onze secretarias e oito coordenadorias a serem preenchidas. Afora os cargos de 2º e 3º escalão e os famosos CCs (cargos de confiança que são em torno de 140), mas cujo preenchimento deve ficar para um segundo momento.

O que é certo é que as pressões tão costumeiras na política vão se acentuar nesta reta final da composição do secretariado. Ballin e Bira terão que ter muito tato para formar um secretariado que alie performances políticas com a formação técnica dos escolhidos. O que nem sempre é fácil já que o prefeito está sujeito às pressões partidárias.

O atual prefeito igualmente começou a fazer pressão para o aproveitamento de secretários de seu Governo no de Ballin. Direcionando sua pressão, Valdir Heck defendeu a permanência do engenheiro Nilo Leal a frente do DEMEI (Departamento Municipal de Energia de Ijuí). Nas tratativas internas é bem possível que o atual prefeito esteja fazendo mais indicações. Tem que se lembrar que o encaminhamento da reforma administrativa à Câmara está nas mãos de Valdir. Daí que seu poder de persuasão é forte.

A medida que vai-se esgotando o prazo as especulações tendem a aumentar. Ballin e Bira estarão sob os holofotes cada vez com maior intensidade. Suas movimentações passarão a ser monitoradas pela imprensa.

SECRETARIADO: ENQUETE MOSTRA QUE INTERNAUTA QUER RENOVAÇÃO

A enquete realizada pelo site “Ciências Sociais em Debate” mostra que a população deseja uma ampla renovação do secretariado no governo de Ballin e Bira. Os internautas puderam escolher dentre quatro opções que contemplavam todos os itens possíveis acerca do secretariado. O resultado foi o seguinte:

* 53% dos internautas querem que Ballin componha um governo com novos secretários;

* 25% querem um governo com secretários mais "técnicos" que "políticos";
* 11% querem manter todos os secretários da atual administração de Valdir Heck;
* 11% querem compor um governo com alguns dos atuais secretários e outros novos.

Considerando que nem todos os que votaram são eleitores em Ijuí já que os internautas podem votar de qualquer parte, a enquete atestou o que se constata nas ruas de Ijuí. Ballin e Bira devem fazer uma boa renovação no secretariado.

DIPLOMAÇÃO: BALLIN E BIRA ACEITARÃO OS CUMPRIMENTOS DO JUIZ QUE OS CASSOU?

Alexandre Medeiros, chefe do Cartório da 23ª Zona Eleitoral anunciou que o juiz Luís Antônio Saud Telles pretende fazer a diplomação dos eleitos em datas e horários alternados. A cerimônia de diplomação do Prefeito e Vice de Ijuí, Fioravante Batista Ballin e Ubirajara Teixeira e vereadores, está marcada para dia 28 de novembro, às 18 horas, na sede do Fórum.

Na medida em que a data se aproxima a memória de muitos ijuienses resgata um fato acontecido na diplomação dos eleitos de 2004. Na oportunidade, o vereador Sérgio Pires recebeu seu diploma mas não aceitou a mão estendida com os cumprimentos do juiz que havia presidido o pleito e estava presidindo a cerimônia, o que o desconcertou momentaneamente. O edil, posteriormente, alegou que não aceitou os cumprimentos porque julgou que faltou imparcialidade ao magistrado ao presidir o pleito. E que isso era sua forma de protestar.

Tendo em vista este precedente, muitos observadores especulam qual vai ser a reação de Ballin e de Bira ao recebem o diploma de Prefeito e de Vice-Prefeito. Aceitarão os cumprimentos do juiz Saud Teles que os cassou? E que os está diplomando na condição de cassados trazendo enormes transtornos ao seu governo?

Conhecendo-se o perfil apaziguador de Ballin e Bira, consegue-se conjeturar que ambos irão corresponder à mão estendida do juiz Antônio Luís Saud Teles e receber os cumprimentos do magistrado. Ainda que o constrangimento e o desconforto sejam generalizados, tendo em vista que os três estarão sob o olhar atento de todos os presentes. Já os fotógrafos estarão postados para melhor captar os semblantes de ambos para eternizar o fato que passará à história de Ijuí.

VOTAÇÃO DO VETO DO PREFEITO

Na 2ª feira, dia 17, a Câmara votará também o veto do Prefeito Valdir Heck ao projeto aprovado que possibilita a construção de apenas uma torre de energia eólica no distrito de Floresta. Na verdade, o Prefeito quer a construção das três torres com um custo aproximado de 12 milhões de reais.


Esta votação deverá suscitar ampla discussão uma vez que não há unanimidade na questão. Porém, se os dois vereadores do PT – Sérgio Pires e João Pedro Fagundes – votarem junto com os quatro do PDT o veto estará mantido e poderá dar-se início à construção das três torres eólicas. Mas, prudentemente, o Prefeito deseja inicialmente a construção de apenas uma torre. Se ela mostrar que é viável economicamente poderá construir-se as duas outras. Na prática, caberá a Ballin construir o chamado Parque Eólico.


A exemplo do que aconteceu em novembro de 1923, quando o Coronel Dico pôs em funcionamento a chamada Usina Velha, sendo pioneiro na região, o prefeito Valdir Heck quer terminar seu mandato dos três em que esteve à frente do executivo, com um obra que o imortalize perante a história do município. Será ele que de forma pioneira, em pleno século XXI, foi o introdutor do Parque Eólico em Ijuí, tendo em vista que no futuro o local será um atrativo turístico. Tal como é hoje a Usina Velha. Além de fornecer uma energia limpa.