PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE VERADORES EMIJUÍ

PDT começa a articular nome para presidência

Ainda sob os reflexos das idas e vindas no processo de eleição para presidência da Câmara, os vereadores eleitos para a próxima legislatura pelo PDT já começaram a articulação interna para definir quem será o candidato da sigla à disputa pelo cargo. No final da tarde de terça-feira, uma reunião na sala do presidente da Casa deu início às discussões.

Valmir Elton Seifert, Claudiomiro Pezzetta, Marcos Barriquello, Helena Stumm Marder e Luiz Varaschini conversaram sobre a melhor forma de conduzir um deles, novamente, à cadeira de presidente e também sobre a necessidade de manter a governabilidade ao prefeito eleito, Fioravante Ballin.

Helena Marder adianta que neste encontro mais se discutiu a questão da governabilidade, mas que será preciso unidade ao partido para não haver supresas. "Toda a eleição para presidente é uma caixinha de surpresa. Quem aposta, na hora, pode levar choque", analisou. Segundo a vereadora, ela neste primeiro ano não está disposta a ser candidata, mas que futuramente poderá colocar seu nome à disposição.



Pedetista novato no Legislativo, Pezzetta afirmou que é preciso trabalhar para haver consenso para a eleição da mesa diretora. "Precisamos de um período mais harmônico, vamos manter contato também com a oposição. Ainda não fechamos em torno de nenhum nome, está indefinido. Vamos esperar a diplomação para resolver", adiantou.

Já a oposição, apesar das articulações informais, ainda não realizou nenhum encontro formal entre os vereadores eleitos. César Busnello (PSB) adianta que está buscando articular um encontro. "Precisamos discutir a nova lei, que se não for revogada, deveremos buscar revertê-la na Justiça, pois ela fere o princípio da isonomia. Além disso, vamos buscar trabalhar um nome para postular a presidência", disse.

Gladimir Ribeiro (PSDB), único até agora a colocar nome à disposição para a disputa, afirmou que o encontro entre a oposição deve ser realizado nos próximos dias. Para Daniel Perondi (PMDB), "ainda está tudo quieto, precisamos nos reunir para estudar todas as possibilidades", disse ele acrescentando que a decisão precisará ser um consenso entre todos.