ANÚNCIO DO SECRETARIADO GERA EXPECTATIVA EM IJUÍ

SECRETARIADO: ANÚNCIO TEM QUE ACONTECER ESTA SEMANA


Atualizado às 15:05 horas de 01/12/2008


Ballin e Bira tinham 30 de novembro como data de referência para o anúncio do Secretariado. Depois, esta data foi postergada para 5 de dezembro, 6ª feira próxima. Porém, pode acontecer que Ballin adie novamente o anúncio em razão das grandes dificuldades de compor o 1º escalão. Tem nomes demais para cargos de menos. Principalmente dentro do PDT.

Em que pese Ballin e Bira estarem imbuídos de formarem um excelente secretariado, uma nova postergação do anúncio começa a desgastar os eleitos. Assim, um meio de comunicação de peso da cidade está começando “a pegar no pé”, no dizer de um dos dirigentes da Coligação. Trata-se da Rádio Repórter que nas “Últimas do Fatorama” tem usado o espaço para noticiar e emitir comentários acerca das brigas nas reuniões do PDT, o que aumenta o desgaste. Outro meio de comunicação - o Jornal Imparcial - chegou a fazer uma comparação entre Barak Obama, Presidente eleito dos EUA e Fioravante Ballin, Prefeito eleito de Ijuí. Obama foi eleito a 4 de novembro, quase um mês depois de Ballin, que foi a 5 de outubro.

Em menos de um mês da eleição, Obama divulgou praticamente todo seu gabinete de ministros. Enquanto que Ballin completará dois meses a partir da eleição sem o anúncio do secretariado. Fixou datas, postergou e agora é visto como necessária a divulgação do seu secretariado. Caso contrário passará a imagem de administrador indeciso. Se for na 6ª feira, dia 5 de dezembro, terá levado exatos dois meses para montar o secretariado.

O adiamento da divulgação está, de um lado, mostrando as dificuldades de Ballin e Bira em montar um bom secretariado em função da abundância de nomes de peso que se colocaram à disposição para exercerem cargos públicos no 1º escalão do município. As onze secretarias e mais o DEMEI, totalizam doze cobiçados cargos.

Mesmo que dois meses possam ser justificados como o cuidado que ambos tiveram na montagem visando formar um excelente secretariado que obtenha um grande reconhecimento da sociedade, ainda assim está claro para os dirigentes da coligação que chegou a hora de bater o martelo. O anúncio do secretariado tem que acontecer esta semana.

As idas e vindas na formação do secretariado chegou a um ponto de efervescência nas hostes do PDT que Ballin, como prefeito eleito e que tem a caneta à mão, tem que se posicionar mesmo para rechaçar a idéia de governante indeciso e fraco. E para quem tem quatro anos pela frente, se for absolvido como acredita, precisa mostrar pulso firme ainda que seja um dos dirigentes mais abertos que o PDT produziu nos últimos tempos.

Enquanto Ballin e Bira não divulgarem o secretariado eles continuam a ser ostensivamente cortejados, disputados, agradados e pressionados. Depois do anúncio tudo isso tende a diminuir. Os escolhidos, que são apenas doze, estarão felizes, enquanto os preteridos, que serão muitos, se sentirão tristes e deixarão de fazer os salamaleques tão comuns neste período.

A história dos preteridos é contundente e traumática dentro do PDT. Veja-se o caso do vereador Sérgio Burmann, filho de Orlando Burmann, um dos antigos lideres do então PTB e que por ter sido preterido seguidas vezes na formação do secretariado, acabou engrossando a oposição depois de expulso através de um conturbado processo. A força do seu nome e sobrenome foi suficiente para guindá-lo a condição de candidato a vice-prefeito de Piaia.

Mas há outro detalhe bem palpável. Os que querem dar sua contribuição ao desenvolvimento do município ao nível de 1º escalão, a par de quererem colocar em ação o plano de governo, estão de olho no gordo contracheque que será em torno de seis mil e quinhentos reais. Disputar este bom salário aliado a visibilidade pessoal com vistas a projetos futuros, movem tantos quantos têm participação de proeminência nos partidos. Daí porque se aferram em representatividade ou capital político para merecerem o cargo. E que, se necessário, vale uma boa briga.

Mas para o administrador municipal com a incumbência de manter o município na senda do desenvolvimento estes detalhes, embora visíveis, são menores. A questão primordial é formar um secretariado de peso que tenha o reconhecimento dos munícipes e como característica básica a renovação, como reiteradamente foi defendido na campanha eleitoral. Afinal, Ballin e Bira querem mostrar seu próprio jeito de governar. A começar pela renovação do secretariado. E há quem garante que vai haver surpresas.