OS PRÓXIMOS 100 DIAS DE IJUÍ

Ballin define ações para os primeiros 100 dias de governo

Com esse secretariado Ballin e Bira tentam fazer uma nova adminstração para Ijuí.

O novo prefeito Fioravante Ballin e seu vice Ubirajara Teixeira, reuniram-se com os novos secretários municipais, coordenadores especiais e diretor presidente do Demei na noite de sexta-feira, para definir as principais ações para os primeiros 100 dias de governo

Cada secretário/coordenador elaborou um plano de ação para o início do governo. Assim, foi feito um levantamento preliminar das ações a serem realizadas em curto prazo (veja abaixo). “Os primeiros dois meses devem ser trabalhados com muita calma, uma vez que temos que reestruturar muitas coisas. É preciso planejar as ações, sendo que muitas delas serão em caráter emergencial em alguns setores, como renovação de alguns contratos e convênios”, afirma Ballin. O prefeito destaca que todas as medidas a serem adotadas buscam a qualificação da prestação de serviços a população. “Também criaremos uma comissão técnica para reavaliar o convênio que temos com a Corsan”, ressalta.

No dia 1º, o prefeito irá assinar um decreto municipal tornado o dia 2 ponto facultativo para o serviço público. Também esteve na pauta da reunião com o secretariado, a cerimônia de transmissão de cargo de prefeito, que acontece nessa quinta-feira, dia 1º de janeiro, às 20h, na Praça da República, na qual Ballin fará a nomeação dos secretários. Na ocasião haverá apresentações artísticas de grupos locais, participação da Banda Municipal Carlos Gomes e show com o grupo Alma Gaúcha. Um novo encontro entre a equipe do novo governo acontecerá na próxima semana, depois de todos já empossados.

AÇÕES

Secretaria de Planejamento: Implantar a Central de Projetos em sistema de rede com as demais Secretarias e Coordenadorias; regulamentar resoluções do Plano Diretor e avançar na implantação do Sistema de Informações Integradas na Prefeitura e na relação com a comunidade.

Secretaria da Fazenda: Implantar a Declaração Eletrônica do ISS; Fechamento do exercício fiscal 2008.

Secretaria de Saúde: Conclusão da nova sede da Secretaria Municipal de Saúde; Continuidade dos programas na promoção da saúde e prevenção de doenças como dengue e febre amarela; implantação da estratégia de Saúde da Família no Bairro Assis Brasil.

Secretaria de Administração: Implantar o programa de gestão a vista, com qualificação funcional, segurança no trabalho e sistema de informação.

Secretaria de Governo e Articulação Institucional: Maior aproximação com os poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público e demais instituições da comunidade; ampliação do trabalho do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon).

Demei: Levar o Demei para os bairros para que a comunidade possa conhecer melhor o departamento e juntos discutir necessidades e desenvolver projetos sociais; dar continuidade aos projetos de geração de energia eólica e hídrica.

Secretaria de Meio Ambiente: Constituir a secretaria, desenvolver um plano de licenciamento ambiental e de resíduos sólidos, implementar a Agenda 21 e dinamizar a coleta seletiva de lixo.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo: Apoiar os primeiros eventos do ano, Reavaliar as áreas do Distrito Industrial; incrementar projetos de fomento, oferecer cursos profissionalizantes e lançar diretrizes do Banco Popular.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano: Limpeza e embelezamento da cidade, dar continuidade ao reperfilamento asfáltico, reestruturar a Secretaria, finalizar obras em andamento, elaborar novos projetos de infra-estrutura urbana e reavaliar maquinário e usina de alfalto.

Secretaria de Desenvolvimento Social: Recadastramento de famílias no cadastro único, desenvolver o projeto Pró-Jovem Trabalhador, implantar a Cozinha Comunitária (Restaurante Comunitário).

Secretaria de Educação: Reorganizar o quadro de servidores nas escolas, formatar o programa Escola Cidadã, desenvolver todas as ações necessárias para o início tranqüilo do ano letivo.

Coordenadoria de Cultura: Elaborar calendário de eventos 2009; cadastrar as entidades culturais do município; apoio aos primeiros eventos do ano como Rodeio Crioulo, Carnaval e Feira de Páscoa.

Coordenadoria de Trânsito: Elaborar novas ações e projetos para o trânsito; desenvolver atividades de educação para o trânsito em parceria com instituições e entidades locais dentro de temáticas como, por exemplo, o uso das rótulas.

Coordenadoria de Habitação: Elaborar o Plano Municipal de Habitação Social e o de Regularização Fundiária, desenvolver o recadastramento habitacional.

Coordenadoria de Comunicação Social: elaborar projeto de rede de comunicação com os veículos locais, desenvolver o plano de comunicação interna.

COPAM: Implantar política de maior participação das empresas locais na venda de produtos e serviços a Prefeitura Municipal de Ijuí.

Ijuí (RS), 28 de dezembro de 2008