BRASIL NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU?


Sarkozy quer Brasil no Conselho de Segurança


A necessidade de uma atuação conjunta do Brasil e da União Européia (UE) na próxima reunião do G20 – entre os países mais ricos e os principais emergentes, a ser realizada em abril, em Londres – foi um dos principais assuntos discutidos ontem, no Rio de Janeiro, pelos presidentes francês, Nicolas Sarkozy, e brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Sarkozy, atual presidente da UE, disse que os dois estão decididos a “fazer coisas que mudem profundamente a economia mundial”. Segundo o líder francês, os países apresentarão idéias para modificar o papel futuro do Fundo Monetária Internacional (FMI) e para apertar o sistema de fiscalização do mercado financeiro. Sarkozy acrescentou que uma das prioridades da atuação conjunta será lançar as bases para o reinício da Rodada de Doha, sobre a liberalização do comércio mundial.

– Não queremos protecionismo – disse o francês durante o primeiro dia da 2ª Cúpula Brasil-União Européia, que o trouxe ao Brasil junto com o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso.

Lula também destacou a importância de se concluir Doha para fortalecer o comércio global. O brasileiro considerou produtivo o encontro e disse esperar que a reunião ajude a dar impulso a acordos entre Mercosul e UE. Os presidentes destacaram também questões relativas ao clima e ao ambiente. Tanto Lula quanto Sarkozy deram ênfase à preservação da Amazônia e à busca de energias renováveis.

– A Amazônia é brasileira, mas queremos partilhar benefícios com o mundo científico para que se tire proveito para toda a humanidade – ressaltou Lula.

Além disso, Sarkozy defendeu a transformação do Brasil em membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma das grandes aspirações do governo brasileiro. Com elogios a Lula, o presidente francês defendeu que o mundo precisa do Brasil na liderança global.