CONJUNTURA POLÍTICA: IJUÍ VIVE A MAIOR EXPECTATIVA DA HISTÓRIA


O Ciências Sociais em Debate analisa a conjuntura política em ijuí visando informar o internauta sobre os desdobramentos e as possíveis tendências.

SEMANA PRÓDIGA EM FATOS POLÍTICOS

A semana que começa promete. Deverá ser daquelas que se inscreve nos desígnios da vida política do município. Têm fatos que virão à tona, se comparados a uma lâmina de água e, por isso, emergem com força. Outros permanecem ainda submergidos e que virão à tona em época posterior já que o tempo os precisa amadurecer. E os fatos submergidos também têm grande importância na cena política do município. Quando virão à tona causarão surpresa.

Dentre os fatos palpáveis que aparecerão durante a semana estão a votação na Câmara da reforma administrativa ou seu encaminhamento para votação, a fixação da data do julgamento de Ballin e Bira ou sua postergação para fevereiro de 2009, a continuidade das negociações visando obter a maioria no Legislativo por parte da Coligação vencedora, continuidade das consultas com vistas à formação da mesa diretora da Câmara de Vereadores para 2009, a diplomação do Prefeito Ballin e Vice Bira no Fórum na próxima 6ª feira e o provável anúncio do secretariado ao que tudo indica no sábado.

Esta será uma semana notável em termos de produção de fatos políticos. Só superada pela semana que antecedeu as eleições de 5 de outubro que decidiu para quem ficava o exercício do poder do Executivo em Ijuí e a posterior e surpreendente cassação de Ballin e Bira, em 6 de outubro passado.

ANÚNCIO DO SECRETARIADO: SÁBADO, DIA 13 DE DEZEMBRO

Para Ballin e Bira o transcorrer dos dias da semana servirão para ultimar as negociações em torno de duas secretarias cujos cargos tem pretendentes mas por motivos diversos as sondagens devem continuar. Trata-se da Secretaria da Administração e da SETUR – usam-se as designações antigas. Numa outra pasta, a de Obras a disputa é acirrada tendo em vista que tem dois aspirantes. As demais secretarias estão com seus nomes praticamente definidos.

Faltando pouco para se concluir os nomes do secretariado, os dirigentes da Coligação Popular Trabalhista passaram a analisar quando seria a melhor data para o anúncio do secretariado. Se antes da diplomação ou depois da diplomação. Pelas diversas ponderações – onde inclusive opinou o atual prefeito Valdir Heck – o pêndulo pendia para que o anúncio fosse feito após a diplomação.

O dia que está sendo escolhido é 13 de dezembro, sábado, com a possibilidade da realização de um almoço festivo onde se comemoraria a diplomação do dia anterior e, concomitante, o anúncio do secretariado. Embora nenhuma das lideranças diga de público, a comemoração da conquista do diploma de prefeito e vice tem o efeito de dar uma resposta eloqüente, ainda que em silêncio, ao Deputado Darcísio Perondi que em tom entusiasmado garantia nas entrevistas às Rádios na tarde de 6 de outubro – dia da cassação de Ballin e Bira – que os eleitos não teriam a cerimônia de diplomação e, consequentemente, nem a cerimônia de posse em 1º de janeiro de 2009.

O detalhe de que o anúncio, se confirmado, se dará no dia 13 e que esse é o número usado pelo PT nas eleições. Mas também o 13 é vinculado às superstições. Para dirimir a questão, a data da divulgação poderia ser atribuída como uma homenagem do PDT ao PT por ser o responsável, em última instância, pela vitória da “Coligação Frente Popular Trabalhista”. Há quem garante que o Presidente Suimar Bressan ficaria lisonjeado.

CONFIRMADO: O PT TERÁ TRÊS SECRETARIAS

O acordo com o PDT previa que o PT teria um terço dos cargos do governo municipal. Das quatro secretarias que lhe foram oferecidas, o PT poderia escolher três. O partido escolheu as secretarias do Planejamento, Meio Ambiente e DEMEI. Com a 2ª reforma administrativa a ser realizado no início de 2009 o PT ainda terá a Coordenadoria de Habitação. Além disso, Sergio Pires terá assegurada sua vaga na Câmara de Vereadores mesmo que o PDT tenha que acomodar três pedetistas que o antecede.

Em reunião do seu Diretório do PT realizado na tarde de sábado passado, dia 6 de dezembro, o Presidente Suimar Bressan e o Vice-Prefeito Ubirajara Teixeira fizeram uma ampla exposição dos trabalhos do Comitê de Transição e das negociações com o PDT. Na oportunidade, os membros do diretório referendaram as decisões da Executiva e lhe deram autonomia para concluir as negociações com o PDT.

Bressan e Bira também deram a conhecer aos membros do Diretório que em negociações internas as secretarias serão ocupadas pelos seguintes petistas: Planejamento – Suimar Bressan; Meio Ambiente – Osório Lucchese ou Valmir de Quadros; DEMEI – Carlos Alberto Dahmer (Litti) e Coordenadoria de habitação – João Pedro Fagundes. Os nomes também foram referendados pelo diretório.

COMPOSIÇÃO DO SECRETARIADO

Depois de mais de dois meses o prefeito e o vice estão chegando na montagem definitiva do secretariado. Se de um lado foi tido como um tempo muito elástico – e por isso criticado pela imprensa – de outro Ballin e Bira foram, possivelmente, os governantes eleitos que mais ouviram os partidos. E tudo tinha um único objetivo: montar um secretariado de qualidade onde houvesse um mínimo de descontentamento e até de perdas. Isso porque toda composição do secretariado sempre deixa seqüelas. Poucos ficam contentes por terem sido os escolhidos e muitos ficam insatisfeitos por terem sido preteridos. Em Ijuí a força eleitoral de Ballin e Piaia praticamente se igualam. Daí porque todo cuidado é pouco.

Mesmo que muitos nomes de secretários sejam de conhecimento público, ainda assim convém ter cuidado uma vez que diante das consultas e das pressões podem haver alterações de última hora. Um experimentado dirigente partidário brincava há poucos dias: “Pode alguém dormir secretário e acordar sem o cargo”. Tal é o nível das pressões reinantes nas hostes do PDT.

Com os nomes conhecidos e que circulam com força pode-se construir o seguinte secretariado de Ballin e Bira, usando-se a nomenclatura antiga das secretarias:

SaúdeClaudiomiro Pezzetta (PDT)

Assistência Social – Neiva Agnoletto (PDT)

Governo – Darci Pretto (PDT)

Fazenda - Irani Paulo Basso (PDT)

Agricultura – Júlio Gabi (PDT)

Educação – Eleandro Lizot ou Simone Friedrich ou Maria Luiza Lucchese (PDT)

Obras – Nelson Copetti ou Jair da Rosa (PDT)

Administração – nomes sendo consultados

SETUR – nomes sendo consultados

PlanejamentoSuimar Bressan (PT)

Meio Ambiente – Osório Lucchese ou Valmir de Quadros (PT)

DEMEI – Carlos Alberto DahmerLitti (PT)

Em política existe o que normalmente tem a expressão de “cota pessoal” do eleito. Este direito o governante, seja prefeito, governador ou presidente, recebe como deferência por ter se sujeitado a concorrer e ter obtido a vitória. Em Ijuí, Ballin, como prefeito eleito que tem o poder nas mãos, fez uso da figura da “cota pessoal”. São tidos como de sua “cota pessoal” os secretários Nelson Copetti e Júlio Gabi.

Não será surpresa se até a hora da divulgação houver alterações de nomes. Há que se lembrar que faltam vários dias até o anúncio do secretariado. A máxima dita por aquele dirigente partidário pode valer até a última hora: Pode alguém dormir secretário e acordar sem o cargo.

“COLIGAÇÃO MAIS POR IJUÍ” É 3ª PARTE INTERESSADA NO PROCESSO DE BALLIN/BIRA

Em despacho de 4 de dezembro, última 5ª feira, o Tribunal Regional Eleitoral aceitou a “Coligação mais por Ijuí” como 3ª parte interessada no processo de cassação de Ballin e Bira. Os advogados da “Coligação Popular Trabalhista” tentaram impugnar o pedido sob a alegação de que o pleito já havia terminado. Porém, o Tribunal não aceitou a impugnação e os advogados da Coligação de Piaia atuarão como assistentes do Ministério Público.

Se não tivesse havido o pedido da “Coligação Mais por Ijuí”, o processo possivelmente teria ido a julgamento no dia 28 de novembro. Até o momento não está marcado o julgamento de Ballin e Bira, embora estejam vagas as datas de 16 e 18 de dezembro. Se o julgamento não for marcado para estas duas datas deverá ficar para fevereiro de 2009, depois das férias forenses dos Desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral.

Seja como for, o fato é que Ballin e Bira serão diplomados pelo juiz Luís Antônio Saud Teles na próxima 6ª feira, dia 12, sem que o TRE tenha efetivado o julgamento. Será o último ato público referente as eleições que o magistrado presidirá, já que no final de dezembro será transferido para outra comarca. Mas a promotora Rosélia Brusamarello continuará a prestar os seus serviços em Ijuí.