O QUE É A DEULA-NIENBURG?

.
DEULA-BRASIL: OPORTUNIZANDO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL PARA JOVENS NA ALEMANHA



Por Erlo Adolfo Endruweit
Presidente da Associação DEULA Ijuí – DEULA-Brasil


A Associação DEULA Ijuí – DEULA-Brasil, fundada em 17 de novembro de 1995, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, vinculada através de convênio com a DEULA-Nienburg GmbH – Deutsche Lehranstalt für Agrartechnik, da Alemanha, e tem como Diretor Geral o Dr. Fritz Bründer.

A entidade é filiada a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e é mantida por 22 instituições dos mais diversos segmentos da comunidade do Estado do Rio Grande do Sul. Dentro da filosofia das Escolas DEULA é que se realiza anualmente o Programa de Aperfeiçoamento Profissional para Filhos de Agricultores na Alemanha, em propriedades rurais no na Alemanha, dentro da linha proposta pela DEULA-Nienburg, para jovens de 18 a 28 anos.

Desde a sua fundação, mais de 430 jovens já realizaram o seu aperfeiçoamento profissional na Alemanha, obtendo excelentes resultados para a sua vida profissional. O Programa é realizado em propriedades do Norte da Alemanha, nas áreas da agricultura e pecuária pelo período de um ano, onde tem a oportunidade de realizar diversos cursos de aperfeiçoamento profissional na Alemanha.

Durante o período do Programa de Aperfeiçoamento Profissional para Filhos de Agricultores receberão uma ajuda de custo mensal. Além disso, terão apoio e assistência, inclusive seguro saúde da DEULA-Nienburg, da Alemanha. Segundo depoimento do Dr. Peter Umber, Ex-Diretor da ZAV, da Alemanha, “o Programa que existe hoje entre a DEULA-Ijuí e DEULA-Nienburg é o melhor Programa deste gênero que existe hoje no país”.

Segundo depoimento do de Carlos Domingos Poletto, Presidente da COTRIJUÍ, “este tipo de aperfeiçoamento profissional na Alemanha traz grandes benefícios para nossa região, estado e país. Uma vez que os mesmos servem como multiplicadores de conhecimento quando voltam ao Brasil nas propriedades rurais onde irão atuar”.