FIM DO SUSPENSE: SECRETARIADO SAI NESSA SEXTA-FEIRA


Ballin e Bira anunciam às 10h o Secretariado da Frente Popular Trabalhista


Agora é oficial. Amanhã, 6ª feira, dia 12 de dezembro vai ser anunciado a formação do secretariado do governo de Ballin e Bira. A decisão foi tomada na reunião do Comitê de Transição realizada na manhã desta 5ª feira, na Sala 35 do Edifício Haas Center. O anúncio oficial será feito no salão de eventos do Edifício Haas pelo próprio prefeito eleito, Fioravante Batista Ballin, que estará acompanhado do seu vice-prefeito, Ubirajara Teixeira e do alto comando da campanha da Coligação da Frente Popular Trabalhista e das direções dos quatro partidos.

O anúncio acontecerá exatamente depois de dois meses e uma semana das eleições de 5 de outubro. Inicialmente previsto para 30 de novembro, a divulgação foi postergada diversas vezes tendo em vista as dificuldades na composição do secretariado. Tudo indica que a decisão de anunciá-lo no mesmo dia da diplomação – que será às 18 horas no Fórum – tem a ver com a entrevista dos dirigentes da Frente Mais por Ijuí concedida na última 3ª feira, quando Junior Piaia anunciou formalmente a constituição de uma equipe de transição e de outra equipe visando a formação de um secretariado na hipótese de Ballin e Bira vierem a ser condenados e, assim, impedidos de assumirem os cargos.

Outra razão de divulgar o secretariado no mesmo dia da diplomação foi vista como positiva mas também necessária. A equipe avaliou que chegou a hora de pôr o secretariado na rua para mostrar à população uma firme convicção na absolvição de Ballin e Bira no Tribunal Regional Eleitoral, cujo julgamento pode ocorrer ainda este mês ou em fevereiro de 2009. Retardar o anúncio para depois da diplomação poderia passar aos eleitores um sentimento de medo e, sobretudo, de indecisão. Daí porque o anúncio nesta 6ª feira, exatamente oito horas antes da cerimônia de diplomação que será presidida pelo juiz Luís Antônio Saud Teles, o mesmo que cassou a Ballin e Bira.


Composição do mais esperado Secretariado de Ijuí


As expectativas agora se voltam para a formação definitiva do Secretariado de Ballin e Bira. Segundo cogitações, as duas secretarias que ainda estavam sem indicações agora estão preenchidas. Tudo indica que o secretário de Administração será Osmar Prochnow e a do Desenvolvimento Econômico e Turismo será acupada por Ademir Miná.


Desta forma, a provável formação do Secretariado de Ballin e Bira será assim:


SaúdeClaudiomiro Pezzetta (PDT)

Assistência SocialNeiva Agnoletto (PDT)

GovernoDarci Pretto (PDT)

Fazenda - Irani Paulo Basso (PDT)

AgriculturaJúlio Gabbi (PDT)

EducaçãoEleandro Lizot (PDT)

ObrasNelson Copetti (PDT)

AdministraçãoOsmar Prochnow (PDT)

Desenvolvimento Econômico e Turismo - Ademir Miná (PDT)

Coord. de ComprasCOPAMWalter Arbo (PDT)

PlanejamentoSuimar Bressan (PT)

Meio AmbienteOsório Lucchese (PT)

DEMEICarlos Alberto Dahmer – Litti (PT)

Coordenadoria de HabitaçãoJoão Pedro Fagundes (PT)

Obs. Atualização destas notícias a qualquer momento e análise político-ideológica do 1º escalão após o anúncio, bem como sua repercussão nos diversos setores da sociedade ijuiense.