IJUÍ VIVE DIA HISTÓRICO


SECRETARIADO E DIPLOMAÇÃO: VITÓRIA DE BALLIN E BIRA (até agora)



O dia desta 6ª feira, dia 12 de dezembro, amanheceu bonito em Ijuí. O céu está completamente sem nuvens. É o azul do infinito que se vislumbra ao se olhar para o alto. O sol brilha forte. A temperatura é amena. Agora cedo faz um friozinho atípico para esta época do ano.

Porém, é para Ballin e Bira que o dia amanheceu mais bonito e risonho. Chegar ao 12 de dezembro em condições de anunciar o secretariado às 10h e ser diplomado às 18h é certamente a maior vitória diante da grande turbulência que passaram a viver desde dois dias antes das eleições que foram a 5 de outubro.

Quem vive em Ijuí passou a viver aos sobressaltos, seja de que lado se alinhou, se do lado Ballin ou do lado do Piaia. Aqui passou-se a viver tempos incomuns na história política do município. A cassação de Ballin e Bira tornada pública em 6 de outubro murchava os sonhos dos vitoriosos e acalentava os sonhos dos partidários de Piaia e Burmann de chegar a prefeitura. Passou-se a viver tempos nervosos. Os olhos dos contendores passaram a mirar constantemente o Tribunal Eleitoral, situado em Porto Alegre. Nunca na internet um processo foi tão acessado como o da cassação de Ballin e Bira. Expectativas de absolvição de um lado e expectativas de condenação de outro.

Mas até aqui os maiores vitoriosos estão sendo Ballin e Bira. Sabedores de que estavam cassados, concorreram às eleições com tranqüilidade embora com o coração na mão sem saber se obteriam a vitória. Obtida a vitória com uma diferença de 2062 votos tiveram que se preparar para o anúncio da cassação e toda a incerteza advinda do ato.

De outro lado, Piaia e Burmann retomaram o fôlego pela vitória que momentaneamente lhes escapara nas urnas. Admitidos em 4 de dezembro passado como parte interessada no processo de cassação retomaram o sonho de chegar a Prefeitura e trataram de também constituir uma equipe de transição e uma equipe para formar o secretariado. Enfim, não se renderam.

Mas hoje, dia 12 de dezembro, uma 6ª feira, Ballin e Bira estão na frente nesta disputa incomum. Eles estão para anunciar o seu secretariado cujo ato é de grande significado político para a comunidade. E ao final da tarde serão diplomados, uma cerimônia que pertence a Justiça Eleitoral e onde chegaram apesar de todas as incertezas e com a expectativa de que serão absolvidos pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral. E, se nada houver em contrário, tomarão posse em 1º de janeiro de 2009.

Este é o quadro que se vive em Ijuí. Ciente de que esta disputa não terminou e que grandes lances com fortes doses de emoção ainda virão. Emoção para ambos lados, tanto de Ballin e Bira como Piaia e Burmann.