MAIS VEREADORES PARA IJUÍ?

PEC dos Vereadores altera secretariado e faz alegria de Ballin e Bira

Em Ijuí a semana estava para Ballin e Bira. A divulgação do seu secretariado e da sua diplomação foram os grandes fatos políticos. De Brasília vinha outra boa notícia para o prefeito e o vice. O deputado Pompeo de Mattos concedia entrevistas às rádios locais informando que a chamada PEC dos Vereadores está para ser votada nesta 4ª feira, dia 17 de dezembro.

Se aprovada e quando entrar em vigor o projeto de emenda constitucional – PEC –fará uma substancial alteração nas Câmaras de Vereadores de municípios do porte de Ijuí. A composição passará de 10 para 15 vereadores. Convém lembrar que sua vigência certamente vai demorar porque haverá recursos à justiça.

Uma vez implementada, a nova Lei fará a alegria não só dos cinco que vão tomar posse nas cadeiras do Legislativo mas também de Ballin e Bira. Com 15 componentes o PDT passará a ter 7 vereadores e mais um do PT que é Sergio Pires, totalizando 8 edis. O que significa que Ballin e Bira terão a maioria na Câmara.

Embora não seja esta a intenção, a Coligação com os 8 votos garante a presidência da casa e se habilita a aprovar os projetos do Executivo. Isso porque se houver empate no plenário de 7 contra 7 o presidente desempata em favor de Ballin e Bira.

Afora isso, haverá mudanças no secretariado. Pezzetta, Neiva e Pretto podem assumir suas vagas na Câmara. E o PT não precisa reinvindicar o cargo de Pires já que estará com seu lugar garantido na Câmara por votação, o que o fortalece na Coligação.

Tudo indica que os novos vereadores serão dois pelo PDT - Neiva Agnoletto e Darci Pretto da Silva. Mas se continuarem como secretários os chamados serão Jair Antônio da Rosa e Antônio de Jesus. O PT terá um cuja vaga pertence a Sergio Pires. O PMDB ficará com dois com o ingresso de Ricardo Adamy. E o PPS ficará com uma vaga que será ocupada por João Camargo.

Se Ballin e Bira forem cassados, a nova composição prejudica a Piaia e Burmann, caso venham a assumir.