O ANÚNCIO DO SECRETARIADO E A DIPLOMAÇÃO DE BALLIN E BIRA E DOS VEREADORES DE IJUÍ

Ballin e Bira na saída do Fórum após serem diplomados. As esposas Gessy e Natascha carregam os diplomas.

Depois de muitas incertezas, finalmente Prefeito e Vice anunciaram os secretários e foram diplomados “Este é um dia histórico”. Assim, o prefeito eleito Fioravante Batista Ballin se referiu ao 12 de dezembro no seu discurso que pronunciou durante a cerimônia de diplomação no Fórum, presidida pelo juiz Luís Antônio Saud Teles, o mesmo que o havia cassado em 3 de outubro passado juntamente com seu vice Ubirajara Teixeira.

Ao longo do dia Ballin usou diversas vezes a expressão “este é um dia histórico”. A primeira vez que usou o bordão foi no seu discurso de anúncio dos secretários realizado pela manhã no 9º Andar do Edifício Hass Center. Posteriormente usou a expressão nas diversas entrevistas que concedeu aos meios de comunicação.

Para Ballin e Bira a expressão ganhou contornos de uma batalha em meio a uma guerra que estava sendo vencida. Quando ambos subiram as escadarias do Fórum de Ijuí, poucos minutos antes da diplomação, já eram sabedores de que ninguém mais lhes tirava a posse do dia 1º de janeiro de 2009. O Dr. Dante Iuri Ponzi Trindade havia assoprado através de celular que a pauta de 18 de dezembro, a única ainda vaga no TRE, tinha sido preenchida e não constava o julgamento de Ballin e Bira, que assim, fica transferido para fevereiro ou março de 2009. Com isso, nenhum recurso lhes poderia tirar a posse.

Sorridentes e mais tranqüilos, Ballin e Bira distribuíram apertos de mão e ganharam abraços dos presentes. Nas rápidas conversas sempre procuraram infundir otimismo quanto a vitória na disputa judicial, bem como no governo que farão nos quatro anos a medida que pensam serem absolvidos no Tribunal.

A seguir a reportagem fotográfica de 12 de dezembro de 2008 - o chamado “dia histórico” para Ballin e Bira – abrangendo a cerimônia do anúncio do secretariado e a diplomação:


Ballin fazendo seu discurso na cerimônia do anúncio do secretariado no Edifício Hass Center na manhã de 12 de dezembro de 2008

O vice-prefeito Bira discursando no ato do anúncio do secretariado

Prefeito Ballin e vice Bira posando com os secretários recém anunciados (foto de Rogério Gehwer)

Juiz Luís Antônio Saud Teles entregando o diploma de prefeito a Ballin

Bira posando com o diploma de vice-prefeito ao lado do juiz Saud Teles

Fotografia tradicional dos atos de diplomação. Da esq. para direita: Valmir Elton Seifert, Helena Stum Marder, Marcos Barriquello, Fioravante Ballin, Ubirajara Teixeira, Tito Varaschini, Ruben Carlos Jagmin, César Busnello, Rosane Simon, Claudiomiro Pezzetta e Daniel Perondi. Gladimir Ribeiro não se fez presente na cerimônia. Nota-se a ausência do juiz Saud Teles. (Foto de Rogério Gehwer)

Ballin e Bira saudando o público na saída do Fórum após serem diplomados