O FIM DA LONGA ESPERA

Novo projeto de energia eólica é aprovado

Votação na Câmara de Ijuí do projeto que aprovou a instalação do Parque Eólico por 6 votos contra 3


O projeto de criação do Parque Eólico voltou à votação na Câmara de Vereadores na sessão de ontem. Como não poderia deixar de ser, novamente, as discussões foram acaloradas. Mesmo assim, a proposta do Executivo foi aprovada por seis votos a três. E, pela primeira vez na história recente do Legislativo um pedido de vista foi negado.

O projeto de lei (PL) retornou à Câmara após a antiga versão ter sido vetada pelo prefeito Valdir Heck sob alegação que a emenda que delimitava o investimento em R$ 3,6 milhões inviabilizaria o projeto. O novo PL era idêntico ao original passado, mas teve acrescido uma emenda delimitando o investimento, mas agora a R$ 12 milhões.

Quando as discussões iniciaram, o vereador da oposição, Ricardo Adamy (PMDB) pediu vista, justificando seu ato pedindo um debate mais amplo e questionando os motivos do veto. Com isso, o vereador Sérgio Pires (PT) pediu a interrupção dos trabalhos e a discussão teve início. A bancada governista foi contra o pedido de vista e alguns tentaram um acordo. Se Adamy retirasse o pedido o projeto seria votado apenas na próxima sessão. O peemedebista manteve posição e seu pedido foi à discussão.

João Pedro Fagundes (PT) foi o primeiro a pedir a palavra e disse que o projeto já foi amplamente debatido. "Todos sabemos quanto custa a instalação das torres e o valor incluído na emenda é apenas limitador. É o momento de decidirmos", disse. Adamy também falou: "É com muita tristeza que vemos colegas não quererem votar um pedido de vista. Antes, por bem menos, se pedia vista e agora por que são governo [referindo-se a bancado do PT] mudam de posição", argumentou.

Valmir Seifert (PDT) também se pronunciou e conclamou os colegas a votarem o projeto. Pires foi o último vereador a se pronunciar e disse ser compreensível o pedido de Adamy, mas disse também ser compreensível a posição de querer manter a votação, "uma vez que o projeto foi exaustivamente discutido" e afirmando que o pedido do peemedebista serviria apenas para procrastinar a aprovação. Pires ainda reconheceu que sua mudança de postura é sim "porque agora faz parte do governo", mas alfinetou dizendo que não faz nada diferente do que o PMDB faz sendo aliado do governo Lula e do governo Yeda.

Por fim, o pedido de vista foi rejeitado por seis votos a três e o projeto que cria o Parque Eólico aprovado também por seis a três.

FONTE: Jornal da Manhã - Ijuí