BALLIN EM PORTO ALEGRE

Prefeito está em Porto Alegre nessa quinta-feira


O prefeito Fioravante Ballin viajou para Porto Alegre na manhã desta quinta-feira. No início da tarde, o compromisso é na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Na seqüência Ballin fará visita a Secretaria de Turismo de Porto Alegre, retornando a Ijuí ainda hoje.

Já na sexta-feira a agenda do prefeito contempla reunião com secretários e coordenadores, às 7h30. Já para às 11h está marcada assinatura dos convênios entre Município de Ijuí – Poder Executivo e Hospital Bom Pastor e Hospital de Caridade de Ijuí. Às 11h30 Ballin participará da inauguração da terceira unidade de internação do Hospital da Unimed. Para às 15h está marcada reunião da comissão central da 2ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii), quando serão discutidas a programação do evento e a formação das comissões específicas de organização da Fenii.

Educação para o trânsito é pauta de reunião com Unijuí


Educação para o trânsito foi a pauta de encontro no início da semana entre a coordenação do Curso de Pedagogia da Unijuí, o coordenador de Trânsito Ubiratan Erthal, o coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação Paulo Barcellos e as professoras Eulália Marin e Izelda Feil. A reunião marcou o início à formação da coordenação de educação para o trânsito de Ijuí com o objetivo de implantar no município programa de educação para o trânsito nas escolas de Ijuí.

Conforme Erthal, ainda fará parte da coordenação do programa a Brigada Militar. “A reunião teve por objetivo traçar os primeiros passos para a elaboração de um programa municipal de educação para o trânsito com a sua implantação ainda no primeiro semestre de 2009”, afirma.

Uma nova reunião ficou marcada para o dia 3 de março, no Curso de Pedagogia, quando já deverá se ter um esboço do programa. O coordenador de Trânsito destaca que além das entidades citadas na formação da coordenação municipal de educação para o trânsito, serão convidados para participarem das ações os centros de formação de condutores (CFCs) e a Medianeira Transportes, que já desenvolve o projeto Sinal Verde para a Vida, com apoio da Coordenadoria de Trânsito e o Conselho Municipal de Trânsito.

Conselho de Alimentação Escolar se reúne hoje


O Conselho Municipal de Alimentação Escolar se reúne hoje, a partir das 14h, na Secretaria Municipal de Educação. A pauta será a prestação de contas do programa de alimentação escolar.

Comissão fará projeto para implantação de porto seco em Ijuí


A definição de formação de uma comissão que irá fazer estudo e projeto para implantação de um porto seco em Ijuí aconteceu em reunião na tarde de ontem, seguida de coletiva com a imprensa, entre o prefeito Fioravante Ballin e representantes da Unijuí, do programa Redes de Cooperação, da Associação dos Caminhoneiros de Ijuí e da Sedai. Participarão da comissão, os secretários de Planejamento Suimar Bressan, de Desenvolvimento Econômico Ademir Mina, representantes da Unijuí, do Programa Redes e da Associação dos Caminhoneiros. A próxima reunião será marcada na próxima semana.

Dados importantes confirmam a viabilidade do projeto: segundo informações divulgadas na reunião, para a safra de 2009 está prevista a circulação na região de 25 milhões de toneladas de grãos, a maioria com transporte rodoviário em mais de 70 mil cargas. A demanda atenderia duas redes: a de transportadores e a de alimentos e cargas. Nesse sentido, o Executivo também ficou de verificar se há mais áreas possíveis de se agregarem ao projeto.

O prefeito garantiu apoio do Executivo no sentido de auxiliar na viabilização do projeto. “Pretendemos nos inserir nessa realidade e também já está prevista a reavaliação de áreas do distrito industrial e demais locais do município”, observa. Ballin lembrou também a necessidade de duplicação da rodovia 285 no entorno de Ijuí, o que contribuiria para a logística do projeto. “Queremos fortalecer a integração e o desenvolvimento de Ijuí e região a partir da soma das entidades, instituições e Executivo”, ressalta o prefeito.

No encontro, foi feita explanação sobre o Programa, quando o coordenador estadual, Carlos Alberto Hundertmarker falou da importância do Redes de Cooperação, no sentido que “é um case de sucesso na gestão pública, uma vez que perpassou vários governos do estado e hoje atende mais de 4,5 mil empresas no Rio Grande do Sul criando ainda novas redes e já abrangendo, em algumas áreas, empresas de Santa Catarina e Paraná”.