CONSULTORIA DE TRANSIÇÃO

O Ciências Sociais em Debate destaca uma matéria publicada no site "Política para Políticos" que trata da transição e dos primeiros 100 dias dos novos governos municipais.

Ou você aproveita a oportunidade agora, ou nunca mais!

Você chegou lá. Superou seus adversários e conquistou a prefeitura. Agora está em reuniões para finalizar seu plano de governo e pretende anunciar todo seu secretariado de uma só vez. Que pena! Pensar assim é desperdiçar o momento político mais favorável que você vai ter a frente da prefeitura esteja você eleito ou reeleito.

O período de tempo entre o resultado da eleição e os primeiros 100 dias de governo (novembro a março) é o mais favorável e cheio de oportunidades que você terá durante a sua gestão. É a única “trégua política” que você terá. É o momento em que você pode com grande liberdade estabelecer uma imagem para você e para sua gestão na cabeça dos cidadãos de sua cidade. É agora que você mostra que estilo e ritmo sua administração terá.

Veja só o cenário que você dispõe a seu favor neste momento e que não vai se repetir durante seu mandato:

  • 1. Alta legitimidade e alta popularidade. Você venceu as eleições. Está com a maioria. E quem não votou em você tem esperança que ao menos você faça uma boa administração
  • 2. Oposição derrotada e desarticulada. É natural. Seus adversários estão se reestruturando e se reorganizando para, entre outras coisas, investigar de perto cada passo da sua gestão
  • 3. Generalizada boa vontade e tolerância. É um período de “lua de mel”, imprensa e opinião pública em geral assimilam o resultado da eleição e passam a esperar que você seja um bom prefeito. É um período de tolerância e de expectativa.
  • 4. Período em que governantes são notícia. Neste momento não é você quem precisa da mídia. Agora a imprensa precisa mais de você do que você dela. É um período ideal para criar fatos políticos favoráveis para sua administração.
  • 5. Blindagem contra ataques dos adversários. Não “pega” bem atacar quem ainda não assumiu o cargo, da mesma forma que “pega mal” atacar quem recém assumiu. É preciso dar um tempo ao prefeito. É a sua única trégua.

É uma oportunidade é única. O trabalho de marketing neste período se desenvolve sem contestação, porque os governantes são “a” notícia, e porque a oposição, para evitar o desgaste, terá que assistir calada este trabalho.

A confirmação absoluta da importância desse momento poderá ser acompanhada ao se observar os procedimentos de criação do novo governo americano por Barack Obama. Como Kennedy, há 48 anos atrás, Barack vai aproveitar no limite este momento único, para criar a marca de seu governo e consolidar a sua imagem, agora como Presidente da República.

Como funciona?

Roteiro de trabalho para o período 11/2008 a 04/2009

  1. Avaliação da sua vitória: razões, erros, estratégia; e análise dos motivos da derrota de seu adversário (se possível com pesquisas);
  2. Definição da imagem desejada e teste dessa imagem com pesquisas;
  3. Definição da estratégia de implantação da imagem;
  4. Implantação da imagem desejada:
    • Uso da marca da administração
    • Administração da divulgação de nomes;
    • Administração da prática de atos emblemáticos;
    • Administração do anúncio das primeiras mudanças (sobretudo para reeleitos)
    • Administração dos contatos com os eleitores;
    • Administração dos pronunciamentos, artigos e entrevistas;
    • Uso de laboratórios de mídia, estilo, etiqueta;
    • Administração do anúncio das prioridades;
  5. Planejamento e apresentação do relatório dos 100 dias de governo

Ou é assim que você vai marcar o início de seu mandato?

“Ele começou devagar, mas acho que agora vai melhorar”
“Ele é muito devagar, não sei de nada que ele tenha feito até agora”
“Nem parece que tem um prefeito novo”
“Para alguém que já era prefeito, tá muito devagar”

Fonte: Política para Políticos