AÇÕES DO GOVERNO IJUIENSE EM BRASÍLIA


Presidente do Demei fala dos contatos com Aneel


Carlos Alberto Litti Dahmer entregando pedidos do DEMEI ao Dep. Federal Paulo Pimenta para ajuda às famílias de baixa renda.


O diretor presidente do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), Carlos Alberto Dahmer, Litti, esteve em Brasília essa semana em encontro promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que apresentou os primeiros números referentes as tarifas, abrindo as discussões sobre os reajustes que entrarão em vigor na metade de 2009. Litti explica que esse processo ainda terá muitos desdobramentos. “O segundo momento será em 13 de março, quando o Demei estará mostrando os números para a Aneel. Temos esse tempo, agora, para fazer um levantamento e encontrar as informações”, explica.

Conforme o presidente do Departamento, o processo continuará em maio, quando acontecerá uma audiência pública para interação dos dados da Aneel e do Demei para então se ter uma visão do processo e do novo número tarifário. “Agora não temos como deliberar qualquer número, pois o índice não está especificado ainda”, ressalta Litti, lembrando que em 2008 o índice foi de cerca de 6%.

Dahmer falou ainda dos contatos que fez em Brasília com o vice-prefeito Ubirajara Teixeira. “Das 53 demandas que levou, duas são do Demei e dizem respeito ao coletor solar, que visa reduzir o consumo de energia residencial em cerca de 20%; e ao padrão compacto de entrada de energia para famílias de baixa renda (caixa de luz) que hoje custa cerca de 500 reais”.


Bira discute projetos culturais em Brasília


Hoje a tarde o vice-prefeito Ubirajara Teixeira esteve em reunião com a secretária executiva do Ministério da Cultura, Dulcinéia Miranda, quando discutiu os projetos culturais que levou a Brasília. Segundo ele ficou definida a realização de um seminário em Ijuí, no mês de março, para discutir as estratégias do Ministério para a região. “Na próxima semana iremos definir a data de realização do evento”, garante.

Bira ressalta que falou à secretária sobre as etnias aqui instituídas, sua estruturação e forma de organização. “Dulcinéia considera as etnias um diferencial para o município e afirma que podemos explorar e muito este potencial, trabalhando também no sentido de irradiar para toda a comunidade, e não só envolver aqueles que atuam nos grupos. Inclusive ela já sabia dessa organização étnica através de Sérgio Mamberti, que esteve aqui durante a Expo-Ijuí/Fenadi em nome do Ministério”, diz.

De acordo com o vice-prefeito, também foi discutido o projeto de criação de bibliotecas rurais no município. “A secretária acenou positivamente para apoiar essa idéia. Considerou viável a iniciativa mostrando que há possibilidade de destinação de recursos. Ela ficou de me dar retorno sobre a inclusão de Ijuí no orçamento”, explica Bira.

O vice-prefeito volta a Ijuí neste fim de semana, sendo que na segunda-feira concederá entrevista coletiva para falar da viagem. O horário do evento será divulgado nesta sexta-feira.