LIXO FAZ PREFEITO BALLIN PRESSIONAR PRT


Executivo notifica PRT


Em encontro agora pela manhã, entre o prefeito Fioravante Ballin, o secretário de Meio Ambiente Osório Lucchese e o assessor jurídico Gilvon Ferreira, ficou definido o encaminhamento de notificação a PRT, devido aos problemas no recolhimento dos resíduos, registrados nos últimos dias em Ijuí. “A partir de informações, laudos e acompanhamentos, estamos encaminhando notificação a empresa para regularização da situação”, afirma o prefeito. Segundo o assessor jurídico, a notificação será extrajudicial e com prazo para a regularização do serviço.
O secretário Lucchese destaca a importância da participação da comunidade nesse processo. “As pessoas devem continuar ligando para a Secretaria de Meio Ambiente caso a coleta não esteja sendo feita de forma adequada, pois é só assim que saberemos onde está ocorrendo o problema”. Os telefones da Secretaria são 3332-9248 e 3332-9384 e o atendimento é feito das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.


Coordenadoria de Trânsito avalia estacionamento rotativo


A partir de hoje a Coordenadoria Municipal de Trânsito (CT) está fazendo avaliação, junto a comunidade e empresários, do estacionamento rotativo. Após um ano de sua implantação em quatro quadras do centro da cidade, a idéia é coletar opinião e sugestões dos usuários. “Queremos qualificar o serviço em benefício das pessoas”, destaca o coordenador de Trânsito, Ubiratan Erthal.
Algumas ações marcam essa coleta de informações na tentativa de verificar o nível de satisfação da comunidade. Entre elas, destacam-se a enquete que está no ar no site do Poder Executivo (
http://www.ijui.rs.gov.br/) e visitas ao comércio vizinho as quadras do rotativo. “Também estaremos fazendo visitas ao Sindilojas, nessa segunda-feira, dia 19, às 11h, e à Associação Comercial, nesta terça, também às 11h”, ressalta Erthal.
Outras ações - A Coordenadoria irá realizar a 2ª edição do Seminário e a 1ª Conferência Municipal do Trânsito, para discutir propostas para o trânsito de Ijuí. Erthal destaca o projeto que apresentou ao prefeito Fioravante Ballin, que contempla, entre outras coisas, “sugestões de asfaltamento de várias vias centrais que tornaram o tráfego de veículos mais dinâmico, com menos conflitos gerados nos cruzamentos”.
Também estão em estudo, propostas de alteração no cruzamento das ruas 13 de Maio e Ernesto Alves (esquina do supermercado Nacional), substituição de equipamentos semafóricos antigos por sistemas mais modernos, instalações de lombadas de acordo com a Resolução 39 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), além de estudos sobre a possibilidade de instalação de lombadas eletrônicas e melhoramento do estacionamento rotativo. “Outro projeto a ser desenvolvido pela CT é o que visa a destinação de vagas de estacionamento aos portadores de necessidades especiais e idosos, conforme resoluções 303 e 304 do Contran”, destaca Erthal.
Na próxima semana, o coordenador de Trânsito fará contato com a professora Eulália Marin do Curso de Pedagogia da Unijuí para elaboração de um projeto/programa de educação para o trânsito, sendo que a CT já conta com o apoio do setor pedagógico da SMED, através do coordenador Paulo Barcelos para o desenvolvimento das atividades e da BM a través do Major Jackson, que se dispôs a colaborar no que for possível. Para o prefeito Ballin, o projeto de Educação para o Trânsito deve ter continuidade o ano todo, por ser um instrumento capaz de mudar a conscientização das novas gerações sobre o trânsito. Erthal destaca que atividades serão desenvolvidas num primeiro momento com alunos do ensino fundamental e posteriormente com alunos do ensino médio e superior.