O DESENROLAR DA POSSE E A TRANSMISSÃO DE CARGOS EM IJUÍ


Um ato de 3:40h entre o início da cerimônia de posse dos vereadores na Câmara até o final do discurso de Fioravante Ballin no anfiteatro lotado da Praça da República. Eram 19:05h de 1º de janeiro de 2009 quando o ainda Presidente Marcos Barriquello deu início a solenidade de posse e 22:45h quando o prefeito Ballin encerrou seu discurso e foi ovacionado por cerca de 1.500 pessoas presentes.


Depois de ser entoado o Hino Nacional, os dez vereadores, que já ocupavam suas respectivas cadeiras, foram empossados e chamados à presença do Presidente Marcos Barriquello para entregarem seus diplomas e a declaração de bens. Os dez vereadores empossados são:

Valmir Elton Siefert (PDT) 2.488 votos
Claudiomiro Pezzetta (PDT) 2.458 votos
Marcos Barriquello(PDT) 2.443 votos
Daniel Perondi (PMDB) 2.401 votos
Rosane Simon (PCdoB) 1.598 votos
Helena Stumm Marder (PDT) 1.492 votos
Rubens Carlos Jagmin (PP) 1.418 votos
Luis Varaschini (PDT) 1.386 votos
César Busnello (PSB) 1.360 votos
Gladimir Ribeiro (PSDB) 1.296 votos

Obs.: Na segunda-feira, 05 de janeiro, Claudiomiro Pezzetta assume como Secretário da Saúde e na Câmara de Vereadores assume Sérgio Pires (PT).

Em seguida procedeu-se a eleição da nova mesa diretora da Câmara havendo empate de 5 a 5 em todos os cargos, sendo os candidatos a Presidente Valmir Elton Seifert, pela situação e Glademir Ribeiro da Silva, pela oposição. Nova eleição e novo empate de 5 a 5. Conforme determina o regimento, os mais votados em 5 de outubro foram considerados os eleitos, tendo a mesa diretora da Câmara de Ijuí os seguintes integrantes, todos do PDT:

Valmir Elton Seifert – Presidente
Claudiomiro Pezetta – 1º Vice-Presidente
Luís Varaschini – 2º Vice-Presidente
Marcos Barriquelo – Secretário
Helena Marder – 2ª Secretária

Proclamado o resultado, os eleitos foram entusiasticamente aplaudidos, haja visto que das cerca de 200 pessoas que lotavam o recinto a maior parte era de simpatizantes da Coligação Popular Trabalhista. Em seguida, Marcos Barriquello passou o cargo ao novo Presidente Valmir Elton Seifert – mais conhecido por Chico Seifert – que suspendeu os trabalhos para dar início a solenidade de posse do prefeito e vice.

Eram 19:40h quando Ballin e Bira adentraram ao recinto da Câmara. Depois de uma pequena gafe – o Presidente Chico Seifert teve que interromper a nova entoação do Hino Nacional já que havia esquecido de convidar os eleitos que estavam do lado de fora da sala de sessões para que tomassem assento junto à mesa. Entoado o hino, os eleitos entregam seus diplomas e suas declarações de bens e fizeram o juramento de posse.

Discursaram no ato o prefeito Valdir Heck, que se despedia, mais o prefeito empossado Fioravante Ballin que sintetizou que “na vida temos escolhas, oportunidades e desafios” e que doravante tem pela frente o desafio de administrar e desenvolver o município. Discursou ainda o vice-prefeito Ubirajara Teixeira e Marcos Barriquello que deixava o cargo de presidente.

Terminada a cerimônia de posse, as autoridades e demais presentes caminharam até a Praça de República percorrendo as duas quadras e meia, tendo Ballin, Bira e Valdir Heck e suas respectivas esposas a frente. Eram 20:35h quando chegaram no anfiteatro que estava completamente lotado com cerca de 1.500 pessoas que aguardavam os eleitos, depois de terem assistido a um show com diversos conjuntos musicais que havia começado às 19h.

Novamente foi composta a mesa com Ballin, Bira, Valdir e esposas e chamados ao palco os secretários que se despediam (tomaram assento à esquerda da mesa) e os que iriam tomar posse (à direita da mesa) e entoado o hino nacional. Ato contínuo, o prefeito Valdir Heck fez um longo discurso de “doze pontos” – como denominou as conquistas que o município teve durante os oito anos de sua administração, sendo muito ovacionado ao final.

Previsto no protocolo, uma pequena cerimônia ecumênica foi realizada por dois pastores e pelo frei Irineu Costella que abençoaram os integrantes da nova administração desejando sucesso.
Eram 21:48h quando Fioravante Ballin assinou o termo de transmissão de cargo e passou a ser oficialmente o Prefeito de Ijuí, recebendo um caloroso abraço de Valdir Heck, enquanto o público presente o ovacionava com uma longa saraivada de aplausos e recebendo os cumprimentos dos demais integrantes da mesa.

Já como prefeito e vice empossados e como mandatários do município, Ballin e Bira se alternavam na entrega das portarias de nomeação dos secretários e coordenadores. Um a um eram chamados, quando recebiam a portaria e posavam para os fotógrafos sob os aplausos dos presentes.

Em seguida, com seus 35 anos, Bira Teixeira proferiu o seu emocionado discurso lembrando a trajetória de sua humilde vida desde que veio residir em Ijuí com sua mãe no bairro Pró-Morar. Lembrou de seu cachorro de estimação – na oportunidade havia um cachorro brincando no palco que chamava atenção – e elogiou a forma serena de Ballin ouvir as pessoas e tranqüilidade em decidir as questões. Colocou-se à disposição de Ballin e da equipe de secretários e coordenadores visando ajudar no desenvolvimento do município. Ao final do seu discurso foi igualmente ovacionado.

O último discurso da noite foi feito pelo prefeito Ballin. Assim que foi anunciado, ecoou nos alto-falantes a vibrante marchinha da campanha eleitoral que animou a todos: “É Ballin e Bira, é o 12 na Prefeitura” que não foi tocada por completo a pedido do eleito. Em seguida, pediu um minuto de silêncio pelo falecimento de um funcionário público, homenageando assim a todos que já deram sua colaboração ao município. Agradeceu aos eleitores por terem acreditado na proposta de governo da Coligação e reiterou parte do discurso da Câmara onde se referia ao desafio que é de administrar Ijuí dizendo que dará o melhor de si para bem exercer o cargo.

Quando encerrou o discurso eram 22:45h. Apesar de tarde, os presentes o ovacionaram com gritos e aplausos passando a tomar o palco que ficou pequeno para cumprimentar a Ballin, Bira, secretários, coordenadores e a Valdir Heck e os secretários que se despediam. Ao cabo de 3:40h se encerrava o cerimonial de posse e de transmissão de cargo quando, principalmente, as pessoas disputavam um espaço para chegar perto de Ballin e Bira para lhes dar um abraço e desejar sucesso na nova administração.