SINAIS DA DEMOCRACIA NO IRAQUE


Eleições no Iraque começam sob forte esquema de segurança.Cerca de um milhão de soldados e policiais estão nas ruas.15 milhões de iraquianos vão eleger 440 vereadores.


Mulher iraquiana deposita voto em urna em Bagdá

Cerca de 15 milhões de iraquianos vão às urnas neste sábado (31) para eleger 440 vereadores sob forte esquema de segurança. Trata-se da primeira eleição no país desde 2005.

De Mossul, último bastião urbano da al-Qaeda, no norte do Iraque, a Fao, no extremo sul, passando por Ramadi, na periferia do deserto, e Bagdá, as 6500 estações de voto abriram normalmente às 7h (horário local) e fecham às 17h (horário local). Estas eleições provinciais são importantes para testar a estabilidade do país e a popularidade do premiê Nuri Al Maliki.

Em todo país, cerca de um milhão de soldados e policiais iraquianos fazem a segurança e o governo estabeleceu extremas medidas de segurança para evitar ataques suicidas de opositores às eleições.

As autoridades fecharam aeroportos e fronteiras provinciais e internacionais até a manhã de domingo. O porte de armas também foi proibido, mesmo para civis autorizados.

Nenhum veículo pode circular sem uma autorização especial. Estas medidas foram reforçadas após o assassinato na última quinta-feira de três candidatos e dois membros da comissão eleitoral.

Em 14 das 18 províncias que vão às urnas neste sábado, a votação ocorre sem a ajuda dos norte-americanos. Ao contrário das eleições de 2005, quando as forças iraquianas estavam em plena reestruturação.

Fonte: G1