BR 285 SERÁ MODIFICADA




Ampliação da BR 285 terá 10 quilômetros de extensão

Encontro do vice-prefeito Ubirajara Teixeira e Engº. Neri Schmidt com técnicos do DNIT, tendo a particpação do Dep. Gérson Burmann


O vice-prefeito Ubirajara Teixeira e o engenheiro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Neri Schmidt estiveram em Porto Alegre nesta segunda-feira, dia 16, participando de reunião com técnicos do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). A pauta foi o projeto de vias paralelas a BR 285 em Ijuí.


Bira destaca que a ideia inicial, aprovada pelo diretor do Dnit em Brasília, Hideraldo Luiz Caron foi ampliada. “A equipe de engenharia do município sugeriu ampliação do trecho a receber as vias, o que foi acatado pelo Dnit”, diz. O vice-prefeito explica que o trecho será do aeroporto municipal até o posto da Polícia Rodoviária, totalizando 10 quilômetros de estrada, sendo que inicialmente seria da ponte do rio Potiribu ao Posto 44.


De acordo com Bira, uma próxima reunião já ficou agendada para o dia 4 de março, quando serão definidos os próximos encaminhamentos, uma vez que o objetivo é que o projeto seja incluído no orçamento da União já para 2010. “Agora é preciso definir quem ficara a frente da elaboração do projeto, se o município ou o Dnit”, observa. O vice-prefeito destaca os benefícios que tal projeto trará ao município: “dará mais vida ao aeroporto e facilitará o acesso ao Parque de Exposições, além de consolidar os distritos industriais localizados as margens da 285”.



Prefeitura arrecada R$ 2 milhões em parcela única do IPTU



Foram arrecadados R$ 2.072.277,65 com a cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxa de coleta de lixo, que venceu na sexta-feira, dia 13. Puderam efetuar o pagamento do imposto exercício 2009 com 20% de desconto aqueles contribuintes que não estavam em dívida ativa em 11 de dezembro de 2008, conforme a lei 4.918. Segundo o coordenador de Cadastros e Tributos, Airton de Moura, “em comparação com 2008, houve um crescimento de 10% da arrecadação. Isto evidencia que aumentou o número de contribuintes que procuraram quitar seu imposto, aproveitando o desconto maior”.



No dia 15 de março o IPTU poderá ser pago em cota única com 10% de desconto, data em que vence também a primeira parcela para aqueles que optarem pelo parcelamento, sem desconto.



ISS – As guias para pagamento do ISS, referente ao exercício 2009, estão disponíveis aos profissionais autônomos, no balcão do ISS na Prefeitura Municipal. Conforme Moura, aqueles que estavam inscritos em dívida ativa, o desconto é de 10%, em cota única, nessa sexta-feira, dia 20. O pagamento parcelado, sem descontos, também tem a primeira parcela vencida em 20 de fevereiro. Aqueles contribuintes não inscritos em dívida ativa (conforme a Lei 4.918) puderam efetuar o pagamento em cota única, com desconto de 20%, até 31 de janeiro.


Município envolve entidades e empresários em ações no Carnaval



Brigada Militar de Ijuí, Ministério Público, Município de Ijuí através das Coordenadorias de Trânsito e de Cultura estão realizando ações integradas visando dar tranqüilidade aos foliões e comunidade durante o período de Carnaval.



“Queremos cobrar o cumprimento da lei, desenvolvendo um trabalho de conscientização entre os foliões, promotores dos eventos do Carnaval e comunidade. Se cada um fizer sua parte, teremos um Carnaval tranqüilo no que diz respeito a acidentes de trânsito, uso de drogas, abuso do álcool, etc. Esse assunto envolve a todos, os que gostam e os que não gostam de Carnaval”, explica o vice-prefeito Ubirajara Teixeira (Bira).



Nesta terça-feira, dia 17, às 9h, haverá reunião entre as entidades parceiras e os empresários promotores dos eventos carnavalescos em Ijuí. Sendo que às 14h uma nova reunião está marcada, desta vez com os representantes dos blocos. “Queremos fazer um trabalho de conscientização e pedir para que cada um faça sua parte”, diz Bira.

Roda Cine RGE estará em Ijuí nesta quarta-feira



O Programa Emancipar, através do programa Roda Cine RGE, fará a exibição de filmes nacionais nesta quarta-feira, dia 18, na sede do Bairro Herval. A programação, que terá início às 20h, contará com o longa-metragem Tapete Vermelho, dirigido por Luiz Alberto Pereira e estrelado por Matheus Nachtrgaele. Também será exibida a animação curta-metragem O limpador de chaminés, de Rodrigo John, ganhador como Melhor animação de curta 35mm no 30º Festival de Cinema de Gramado.