O FIM DO SUSPENSE: IDENTIFICADO O "OLLHO VIVO"



Após algumas semanas de tensão por alguns setores da comunidade, foi desvendado a identidade do Ollho Vivo. Através de um blog, sem compromisso ético e moral com o internauta, mantendo-se no anonimato, disparou farpas e inverdades acerca da administração municipal e de políticos. Porém, ficou evidente a linha e a quem queriam atingir.

Em uma sociedade democrática, de livre expressão e de responsabilidade, ainda há pessoas que se escondem por trás do computador para atingir seus objetivos, sejam pessoais ou corporativos. No entanto, o "ollho vivo", necessita compreender que na era automação, todas as máquinas são identificadas por um mecanismo denomiando IP. Esse sim foi capaz de flechar o "Ollho Vivo", identificando-o.

A seguir o artigo do Professor e Vereador Sergio Pires, que está no endereço http://sergio.luiz.fernandes.pires.blog.uol.com.br/


Imagem do layout do blog "Ollho Vivo Ijuí"

_________________________________
OLLHO VIVO IJUI

Por Sergio Pires

Como pouca coisa pode-se manter às escondidas numa sociedade democrática e plural, já houve a indentificação do IP que instalou o blog ollhovivoijui na rede mundial de computadores. Trata-se de algo produzido na redação de um meio de comunicação local.

Além disso, se comenta nos bastidores que a idéia do empreendimento partiu de um empresário de rádio e foi abraçada por outras pessoas que lhe são próximas.

Assim, estariam municiando o blog, entre outros, um jornalista, um funcionário público e profissional liberal da área da saúde, um lojista do ramo do vestuário e um ex-vereador.

Sejam quem forem, é uma pena que não assinem seus textos. O debate leal e construtivo requer a indentificação de quem opina. O texto apócrifo perde a legitimidade, embora possa ter conteúdo veraz.

Não por outro motivo, nossa Constituição versa no art. 5º, inciso IV, o seguinte: "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato".