DESTE SITE NASCEU O PRIMEIRO JORNAL VIRTUAL DO INTERIOR GAÚCHO !!!


O que é um jornal virtual?

É um jornal igual a outros, que só existe na internet através de um site criado especificamente para este fim, como é o caso do ijuhy.com. Se diz virtual porque faz parte da rede mundial de computadores e só pode ser lido por meio do computador ou celular apropriado que acessa a internet.

O jornal virtual veio para fazer parte da moderna tecnologia de comunicação onde o computador passa a ser cada vez mais o centro da vida das pessoas, tanto para fins de trabalho como de comunicação, informação e entretenimento.

O jornal virtual tem outra grande vantagem: agrega todas as mídias como o texto impresso e a fotografia, a imagem e o áudio, o rádio, a TV, formando muitas possibilidades de informação. Outra grande vantagem é a possibilidade de disponibilizar inúmeras maneiras de se fazer uma propaganda comercial.

Os editores têm a certeza de que o jornal virtual está sendo a grande e inovadora tecnologia de informação que está chegando a todos os lares, locais de trabalho, escolas e universidades. O futuro não é mais distante. O futuro já é agora e está acessível a todos.

Porque ijuhy.com?

Dentre inúmeros nomes sugeridos sobressaiu-se Ijuhy com a grafia original – Colônia Ijuhy, fundada em 19 de outubro de 1890, com h e y – por ter sido o berço inicial de um povoamento interétnico exitoso. O termo tem origem guarani reportando-se ao majestoso Rio Ijuhy que deu nome ao promissor município que foi criado em 1912 e que tem o significado de “rio das águas divinas”.

O jornal virtual ijuhy.com tem orgulho de adotar esta denominação por reconhecer e venerar o exaustivo trabalho dos antepassados que com seu esforço e suor construíram este município, que hoje oferece as potencialidades que conhecemos. É o respeito para com a história dos que nos antecederam que queremos homenagear com o que temos de mais genuíno e puro que é a grafia original da designação desta terra.

Mas de outra parte, o ijuhy.com está de olho no futuro e acredita que o uso desta nova e pioneira tecnologia de comunicação trará um incentivo e uma certeza maior no desenvolvimento promissor deste município que na atualidade é o centro regional e referência em diversas áreas.

O jornal virtual ijuhy.com é um domínio na internet com caráter internacional por não precisar das letras ‘br’ que se refere a Brasil. De qualquer parte, o jornal pode ser acessado usando-se apenas www.ijuhy.com

Como nasceu o projeto?

Os professores José Augusto Fiorin e Hilário Barbianambos professores de história - sempre foram obstinados em acompanhar a evolução da tecnologia da comunicação, ainda mais quando se passou à era da Internet. Em dezembro de 2007, Fiorin organizou um blog com o objetivo de colocá-lo à disposição dos seus alunos. Em que pese tratar de história, o professor tratou de abordar matérias que enfocassem a atualidade, fazendo com que caísse no gosto de milhares de internautas.

Em julho de 2008, Fiorin convidou seu antigo professor na Unijuí, Hilário Barbian, para fazer parte do blog. Cuidadoso, o professor Barbian discutiu o conteúdo que deveria ser objetivo, sério e atualizado. Diante do sucesso, os professores passaram a discutir a possibilidade de editar um jornal virtual em Ijuí, através de um site próprio para tal fim.

Em outubro de 2008, o professor Barbian passou a ser co-editor do blog, que passou a ter característica de site, o que pode ser conferido em www.professorfiorin.rg3.net Diante do sucesso, passaram a implementar a criação do jornal virtual, já que o blog não comportava mais o volume de notícias e análises. E, sobretudo, por acreditar que as pessoas estão preparadas para esta nova ferramenta de informação.

Qual a estrutura do ijuhy.com?

O objetivo é que ao acessá-lo o internauta tenha em mãos um jornal de qualidade que tem o diferencial de ser virtual e que prima pela instantaneadade das notícias, agregando todas as mídias anteriores, tornando-o um veículo atrativo, tanto em termos de informação como de propaganda comercial.

Assim, o jornal está preparado para captar e transmitir aos internautas de todas as partes as atividades que fazem o acontecer dos fatos em Ijuí e municípios adjacentes. E ainda trazer as devidas e sérias análises de uma plêiade de colunistas.

Visualizando as seções do ijuhy.com percebe-se que o jornal está organizado de tal forma a dar cobertura a todas as áreas que abrange a vivência humana, como economia, política, segurança pública, meio ambiente, cultura, esportes e artigos de opinião.

O ijuhy.com tem sua sede à Rua Venâncio Aires, 205, Sala 216, no Edifício Esplanada Center, no centro de Ijuí (RS), onde se situa a redação do jornal e sua administração. Cabe lembrar que o jornalista do ijuhy.com pode lançar sua matéria no site de qualquer local desde que esteja plugado na Internet. O que oportuniza a agilidade e a instantaneadade do fato acontecido.

Qual a Linha Editorial do ijuhy.com?

O jornal virtual ijuhy.com visa ser um veículo para ecoar todas as ações da atividade humana no município e na região, quer sejam de órgãos públicos, de partidos e de entidades e de movimentos sociais. Bem como repercutir as idéias e alternativas acerca da sociedade atual. Com isso, julgam os diretores estarem colaborando no aperfeiçoamento democrático do país, cujo regime defendem por acreditarem que é o estado de convivência mais evoluído a que se chegou até hoje.

Desta forma, a linha editorial do ijuhy.com é dar voz e vez a todos os segmentos sociais, independente das ideologias, opções partidárias e credos religiosos. Primar pela independência e pela imparcialidade, associada a uma constante procura pela qualidade, deve ser a característica deste veículo pioneiro.