Cúmulo do absurdo: abaixo Unijuí, avante Paulinho! - Eduardo Ritter

Já produzi um outro texto, que será publicado no momento oportuno sobre a Unijuí. De momento, quero registrar mais um protesto. Todo mundo que passou pelo curso de Comunicação Social sabe da qualidade do professor Paulo Scortegagna, o famoso Paulinho. Além de ser um dos melhores professores que já tive (e incluo aqui graduação e mestrado) ele ainda é PROFESSOR no sentido mais profundo do termo: mantém uma relação de confiança e apoio com os alunos. Ou seja, não é aquele professor que, depois que você se forma, vira as costas para você. Até hoje, sempre que o procuro, ele me atende prontamente para tirar duvidas e prestar orientações. Além disso, eu sempre fui claro e aberto nesse ponto: na graduação da Unijuí, os dois melhores professores que tive, anos luz a frente dos demais, foram Larry Wizeniewski, Ângela Zamin e o Paulinho. Com todo respeito aos demais, é claro. É que eles simplesmente estão em outro nível de conhecimento sobre a disciplina, de interação com os alunos, de relação de confiança e, principalmente, de ATUALIZAÇÃO. O Paulinho, a Ângela e o Larry eram os professores que, no meu tempo, mais traziam conteúdo atual para dentro de sala de aula. Enfim, eram os melhores professores, no todo que o termo representa.
Para além dessas questões, o professor Paulinho é, sem dúvida nenhuma, um dos melhores professores de fotografia (incluindo fotojornalismo) do Rio Grande do Sul, e, por consequência, do Brasil. Com certeza é um dos maiores especialistas da área. Entretanto, numa dessas coisas que só a Unijuí consegue fazer, o professor Paulinho foi retirado da coordenação do Laboratório de Foto da universidade e não está mais dando aula de Fotojornalismo. Fico pensando no desastre que isso representa para os próprios alunos do curso. Como uma universidade tira um dos caras que mais entende do assunto no Brasil para colocar outro, que sequer sabe as especificidades de uso da máquina fotográfica e do laboratório de foto?????
Porra, se fosse no meu tempo, nós, alunos, teríamos colocado fogo no laboratório e invadido a reitoria! Mas, pelo que tenho acompanhado, os alunos de hoje estão tendo aquilo que merecem: não se mexem, então estão levando qualquer coisa para casa como se fosse algo extraordinário. O problema é que eles não sabem o quanto eles vão ficar atrás da concorrência, quando irem para o pau e concorrerem em seleção de emprego, em seleção de mestrado, etc, com os alunos das outras universidades.....
É, amigos, acho que a crise está longe de deixar a Unijuí. Aliás, dia desses uma acadêmica de jornalismo me disse que está fazendo Sociologia da Comunicação a distância!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Carajo!!!! Uma das principais e mais importantes disciplinas do curso sendo ministrada a distância!!!!!!!!!!!!!!!
Bom, não vou entrar nesse assunto, que renderia outro texto a parte. Analisando o todo, começo a achar que foi bom eu não ter sido selecionado para trabalhar no Marketing desta universidade, pois teria que mentir muito para fazer o meu trabalho, algo que vai contra os meus princípios e o que está escrito no CÓDIGO DE ÉTICA DO JORNALISMO.
Hasta!