Os parlamentares e as redes sociais Por Sandra Campos

Os parlamentares e as redes sociaisÉ muito importante acompanharmos a política em nosso País e, principalmente, o que os políticos estão fazendo.
Temos que aprender a cobrar uma postura dos nossos políticos. Os parlamentares que elegemos têm que trabalhar de portas abertas para o povo e principalmente para o povo que o elegeu, da forma que prometeram enquanto estavam em campanha.  Para tanto, temos que aprender a fiscalizar a frequência deles ao plenário, a quantidade de projetos e preposições apresentadas e a qualidade destas, se estas realmente beneficiam a categoria que à qual se propõe defender, se ao ser relator de um Projeto ele fez um bom trabalho, enfim, temos que começar a fazer o check-list do mandato e da atuação dos parlamentares. Ficar fazendo projeto que cria dia disso ou dia daquilo não agrega valor algum para a sociedade!

Acho que um grande exemplo que posso dar são as redes sociais, como o Twitter, por exemplo.

Vou tomar como exemplo os Deputados Estaduais e Federais com mandatos na legislatura anterior.

Percebi que em época de campanha eleitoral a quantidade de Parlamentares que se utilizava desta rede social pessoalmente era imensa, mas muito grande mesmo. Eles discutiam seus planos de trabalho, projetos, metas para o futuro, necessidades da população, enfim, tornou-se a extensão do gabinete do Deputado. Bom, passada a eleição, muitos eleitos, outros perderam e temos a seguinte mensagem educada na rede social: “AGRADEÇO OS XXX MIL VOTOS QUE ME ELEGERAM E AQUI ME DESPEÇO...”, ou seja, cadê aquele parlamentar dedicado que conversava com o povo, discutia suas propostas, aceitava sugestões? Depois de eleito, tenho mais o que fazer!!! Ou seja, se a pessoa votou neste parlamentar porque achava que teria ali um canal aberto com ele, porque era um politico antenado, plugado, online, se enganou! Ué, salvo engano, ele fez campanha para se reeleger ainda exercendo um mandato, pois ninguém neste País inteiro se destitui do cargo de Deputado para se candidatar ao mesmo cargo!  Desta forma, isto prova que é possível sim que este mesmo Deputado permaneça conectado, online, plugado!

Existem parlamentares que continuam nas redes sociais, pessoalmente, debatem projetos e muitas vezes até chegam a passar seu endereço de e-mail pessoal.  Esse Parlamentar deu continuidade nesse trabalho, fez a coisa certa, eu inclusive presencio alguns casos desses pessoalmente.  Contudo, lamentavelmente a maioria que se utilizou das redes sociais de forma inadequada, prejudica a minoria que faz das redes sociais realmente a sua a extensão de seu gabinete.

O parlamentar tem que estar realmente estar preparado para se utilizar de uma rede social. Alias, acho que só vamos conhecer quem é quem quando ele se utilizar de uma rede social pessoalmente, fizer dela a extensão de seu gabinete, despachando dali para seus assessores, o que ficaria muito bacana, debater as proposta com o povo, é claro que temos que ter consciência que ele tem outra coisas para fazer também, mas, como dito, a ideia é que seja uma “extensão” do seu gabinete.

Bom, ainda existe outro caso, que também considero muito triste. O eleitor sabe muito bem quando o parlamentar manda outra pessoa se passar por ele em sua rede social, pois vira e mexe, essa pessoa fala na terceira pessoa! Fica muito mais bonito, assinar como, assessoria do Parlamentar!

Resolvi escrever este texto porque eu acho que estes parlamentares que se usaram da boa fé do povo prejudicam os parlamentares que pessoalmente se utilizam as redes sociais para se comunicarem com seus eleitores. Fiz umas consultas via redes sociais com parlamentares Deputados que utilizam pessoalmente e a quantidades média de mensagem que eles recebem variam entre 20 e 100, em média, por dia, ou seja, depende da popularidade e frequência e amigos que ele faz nas redes sociais. Com certeza é bem menor que na época de campanha!

Sabemos que a vida de um parlamentar é bem complicada. Porém, quando ele colocou esta ferramenta à disposição do povo, sabia que começaria a ter retorno, e agora ele tem que dar continuidade. Hoje todo parlamentar tem condições de ter um telefone com internet e a maioria tem um motorista. Sendo assim, ele pode tuitar no carro enquanto esta no trânsito, enquanto aguarda no aeroporto, no banheiro, enquanto está sentado esperando para ser recebido em uma reunião, só nesses locais já da daria para responder as mensagens de seus eleitores e de pessoas que acreditam em seu trabalho!

Bom, temos que começar a ficar atentos para as campanhas municipais!

Entrar nas redes sociais só para comemorar Gol! É complicado!!!