Entre os confetes e o IFET

        Possuir um Instituto Federal no atual contexto da educação brasileira é motivo de muita satisfação, prova do desenvolvimento do município e articulação das lideranças políticas. Várias cidades  pleiteavam a instalação do educandário com vistas a promover uma educação gratuita e com a qualificação federal.
        A expectativa de parte da comunidade ijuiense foi imensa. Muitos acreditavam que nosso município seria contemplado. Criou-se comissão pró-IFET, viagens a Brasília, condecoração de Elezier Pacheco como cidadão ijuiense. Porém, na manhã desta terça-feira, 16, a presidente Dilma Roussef fez o anúncio oficial de uma Escola Técnica Federal para Santo Ângelo, durante solenidade em Brasília.
        Cada escola técnica receberá aproximadamente R$ 10 milhões em investimentos do governo federal. Em contrapartida, as prefeituras cedem a área para a escola. Em Santo Ângelo, por exemplo, uma área de 50 hectares já está à disposição do instituto federal que terá caráter de universidade com a realização de cursos de pós-graduação.
        A confirmação da criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (Ifet) no município, de acordo com o prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro, é uma das mais importantes notícias dos últimos tempos. Em cada escola federal, trabalham no mínimo 118 pessoas entre professores e monitores, o que garantirá emprego e renda para muitas famílias. O campus será em uma área de 50 hectares localizada na zona leste de Santo Ângelo, nas antigas instalações do Centro Agrícola da COTRISA, na ERS-218, estrada de acesso ao aeroporto.
        Em junho passado, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Eliezer Pacheco, em visita a Santo Ângelo, afirmou que a presidente Dilma Rousseff deveria realizar ela mesma o anúncio que era aguardado com expectativa por lideranças políticas e representantes da área da educação do município.
        Nos bastidores, porém, o secretário afirmou que Santo Ângelo seria uma das sete cidades contempladas com a obra. A definição dos locais ocorreu em reunião com a participação da presidente Dilma, o ministro da Educação Fernando Haddad e o próprio Eliezer. Eliezer disse ainda que Santo Ângelo tinha grandes possibilidades pela mobilização da comunidade, pelo esforço do prefeito Eduardo Loureiro, do coordenador da Comissão Municipal Pró-Ifet, vereador Gilberto Corazza e das lideranças da cidade e da região, e pelo valor em si do município, que não é por acaso, é chamado de Capital das Missões.
        Sonhamos que um dia o investimento do Governo Federal em educação em Ijuí se concretize. Talvez, se fizéssemos uma campanha a exemplo de “Ijuí 2014 – eu acredito”, os resultados fossem outros. Esperamos ainda a contemplação em uma seleção futura. Creio que com mobilização e mostra de nossas potencialidades conseguiríamos o Instituto. Não adiantou jogar confetes. O IFET foi para Santo Ângelo. Parabéns ao Prefeito Loureiro do PDT.