Problemas da Pátria?

Ao iniciarmos a Semana da Pátria uma série de questões paira sob nosso imaginário. Afinal, o que é Pátria? Qual nosso lugar nela? Comemora-se o que? Nos discursos inflamados e nas alegorias apresentadas nos desfiles, tenta-se a todo custo aflorar a sentimentalidade nacionalista brasileira. Sentimento este, que é muito mais sentido em época de Copa do Mundo.  Os exclusos e os inclusos em uma Pátria de disparidades latentes. O Herói Dom Pedro Inventado. Tudo para criar um significado a um “projeto de nacionalidade” a ser exaltado no 7 de setembro? E hoje, como estamos?
É impressionante a quantidade de fatos negativos que ocorrem diariamente em nosso país, alguns com uma freqüência cada vez maior, o que nos conduz a um sentimento de impotência e ao pessimismo. A violência crescente dos crimes, os acidentes de trânsito cada vez mais comuns e de uma violência incrível, as notícias de corrupção em muitos setores, inclusive na política, as deficiências em inúmeros serviços públicos como no atendimento à saúde, na educação, na segurança pública, nas estradas de rodagem, muitas quase intransitáveis, o desperdício de água, de energia, de alimentos, de verbas públicas etc.
Se tomarmos um exemplo de nossa Pátria mãe gentil e examinarmos a questão da violência crescente em nosso país vamos perceber que todos afirmam que é a miséria é a principal causa. Mas então, por que a violência é maior nas grandes cidades do que nas regiões mais pobres do país? Por que não vemos pessoas praticando violência para conseguir um pedaço de pão para comer? Ao contrário, o que vemos é criminosos assaltando pessoas ou bancos para conseguir grandes somas de dinheiro. Esses criminosos que assaltam e matam para obter dinheiro, certamente não estão passando fome.
Outro fator está na corrupção. Ela também é o resultado da indisciplina, porque o corrupto, com a sua obsessão pelo dinheiro, despreza os preceitos de sua consciência, numa fraqueza de caráter, que é resultado da falta de disciplina.
Por que há tanta deficiência nos serviços públicos no Brasil? Esse fato que vem de há muito tempo, prova a ineficiência de muitos políticos que mais se preocuparam com o seu enriquecimento do que em resolver os problemas do Brasil.
Por isso que a razão da importância da disciplina é o fato de que todo ser humano tem a tendência de ser levado por suas paixões e seus desejos egoístas. Esse fato tem contribuído para o aumento da violência, devido aos conflitos resultantes de tal comportamento, assim como para a degradação do ser humano, que se tornou escravo de suas paixões. A disciplina, em última análise consiste em agir racionalmente, superando os impulsos resultantes das nossas paixões, resultando em um comportamento mais conveniente para nós mesmos e para o convívio mais harmônico com nossos semelhantes.
A maioria das deficiências do nosso país decorre de uma educação em que não se dá prioridade ao ensino do autocontrole, ou disciplina, desde os primeiros anos de vida? Como as crianças, nos primeiros anos estão com a sua educação sob a responsabilidade dos pais, há uma dificuldade em se realizar tal providência. Isso devido ao fato de que a maioria dos pais trabalha fora e não têm o tempo necessário para um cuidado maior com seus filhos. É necessário ensinar as crianças desde os primeiros anos de vida porque se elas não aprenderem a controlar seus impulsos e conhecer o mundo externo desde cedo, fatalmente viciarão no seu comportamento ditado por suas paixões, tornando inútil as tentativas de corrigi-las mais tarde. Nossa Pátria é maravilhosa sim. Porém o homem que a habita necessita evoluir muito para acabar com a disparidade e as mazelas sociais.