Os caminhos do Enart passam por Ijuí

A cultura gaúcha por meio da expressão artística tem em Ijuí o palco da fase inter-regional do Enart. Encontro de Arte e Tradição. O evento que ocorrerá em Ijuí nos dias 1 e 2 de outubro, no ginásio Municipal Wilson Mânica, é o maior festival de arte amadora da América Latina segundo a UNESCO.
Este evento tradicionalista gaúcho é promovido pelo MTG e é realizado anualmente em três etapas. As regionais, as inter-regionais, e a final. Envolve competidores de todo o estado, e espectadores de todo o país. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, e mais de 60 mil espectadores na fase na final. É de extrema importância para o Rio Grande do Sul, pois é o maior evento tradicionalista do mundo.
O ENART é realizado em três etapas: regionais, inter-regionais e a final. Na fase regional, onde pode ou não ser realizado um concurso (vária entre as regiões), classificam-se, sete competidores de cada modalidade para a próxima fase. Na segunda fase, aInter-regional, é a etapa, onde em grupos de regiões, classificam-se, oito ou nove competidores (dependendo da Inter), para a fase Final. Recentemente, ocorreu algumas alterações no regulamento,e hoje são realizadas 4 (quatro) inter-regionais, envolvendo todas as 30 Regiões Tradicionalistas do estado.
A fase final, e mais importante, é realizado todo o ano, no terceiro final de semana de novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul, onde os classificados das inter-regionais, competem com concorrentes de todo o estado, elegendo assim, os "Campões Estaduais".
É um sonho daqueles que vivem o tradicionalismo pisar o palco do Enart. Não importa em qual modalidade, estar na final em Santa Cruz do Sul, significa estar entre os melhores do Rio Grande do Sul. É o reconhecimento ao esforço e trabalho abnegado. É sacrifício, suor e muitas vezes lágrimas que povoam os sentimentos das centenas de participantes que almejam a vitória.
Mas aqui, o troféu, é com certeza o menos importante. O que vale mesmo é chegar à final representando bem a sua modalidade e, sair do Enart sentindo-se vitorioso! Chegar até esta etapa, já é uma grande conquista!