Este
grande filósofo grego, filho de Nicômaco, médico de Amintas, rei da Macedônia,
nasceu em Estagira, colônia grega da Trácia, no litoral setentrional do mar
Egeu, em 384 a.C.
Aos dezoito anos, em 367, foi para Atenas e ingressou na academia platônica,
onde ficou por vinte anos, até à morte do Mestre. Nesse período estudou também
os filósofos pré-platônicos, que lhe foram úteis na construção do seu grande
sistema.
Em
343 foi convidado pelo Rei Filipe para a corte de Macedônia, como preceptor do
Príncipe Alexandre, então jovem de treze anos. Aí ficou três anos, até à famosa
expedição asiática, conseguindo um êxito na sua missão educativo-política, que
Platão não conseguiu, por certo, em Siracusa. De volta a Atenas, em 335, treze anos
depois da morte de Platão, Aristóteles fundava, perto do templo de Apolo Lício,
a sua escola. Daí o nome de Liceu dado à sua escola, também chamada
peripatética devido ao costume de dar lições, em amena palestra, passeando nos
umbrosos caminhos do ginásio de Apolo. Esta escola seria a grande rival e a
verdadeira herdeira da velha e gloriosa academia platônica. Morto Alexandre em
323, desfez-se politicamente o seu grande império e despertaram-se em Atenas os
desejos de independência, estourando uma reação nacional, chefiada por
Demóstenes. Aristóteles, malvisto pelos atenienses, foi acusado de ateísmo.
Preveniu ele a condenação, retirando-se voluntariamente para Eubéia,
Aristóteles faleceu, após enfermidade, no ano seguinte, no verão de 322. Tinha
pouco mais de 60 anos de idade. A respeito do caráter de Aristóteles,
inteiramente recolhido na elaboração crítica do seu sistema filosófico, sem se
deixar distrair por motivos práticos ou sentimentais, temos naturalmente muito
menos a revelar do que em torno do caráter de Platão, em que, ao contrário, os
motivos políticos, éticos, estéticos e místicos tiveram grande influência. Do
diferente caráter dos dois filósofos, dependem também as vicissitudes
exteriores das duas vidas, mais uniforme e linear a de Aristóteles, variada e
romanesca a de Platão. Aristóteles foi essencialmente um homem de cultura, de
estudo, de pesquisas, de pensamento, que se foi isolando da vida prática,
social e política, para se dedicar à investigação científica. A atividade literária
de Aristóteles foi vasta e intensa, como a sua cultura e seu gênio universal.
"Assimilou Aristóteles escreve magistralmente Leonel Franca todos os
conhecimentos anteriores e acrescentou-lhes o trabalho próprio, fruto de muita
observação e de profundas meditações. Escreveu sobre todas as ciências,
constituindo algumas desde os primeiros fundamentos, organizando outras em
corpo coerente de doutrinas e sobre todas espalhando as luzes de sua admirável
inteligência. Não lhe faltou nenhum dos dotes e requisitos que constituem o
verdadeiro filósofo: profundidade e firmeza de inteligência, agudeza de
penetração, vigor de raciocínio, poder admirável de síntese, faculdade de
criação e invenção aliados a uma vasta erudição histórica e universalidade de
conhecimentos científicos. O grande estagirita explorou o mundo do pensamento
em todas as suas direções. Pelo elenco dos principais escritos que dele ainda
nos restam, poder-se-á avaliar a sua prodigiosa atividade literária". A
primeira edição completa das obras de Aristóteles é a de Andronico de Rodes
pela metade do último século a.C. substancialmente autêntica, salvo uns
apócrifos e umas interpolações. Aqui classificamos as obras doutrinais de
Aristóteles do modo seguinte, tendo presente a edição de Andronico de Rodes.
I.
Escritos lógicos: cujo conjunto foi denominado Órganon mais tarde, não por
Aristóteles. O nome, entretanto, corresponde muito bem à intenção do autor, que
considerava a lógica instrumento da ciência.
II.
Escritos sobre a física: abrangendo a hodierna cosmologia e a antropologia, e
pertencentes à filosofia teorética, juntamente com a metafísica.
III.
Escritos metafísicos: a Metafísica famosa, em catorze livros. É uma compilação
feita depois da morte de Aristóteles mediante seus apontamentos manuscritos,
referentes à metafísica geral e à teologia. O nome de metafísica é devido ao
lugar que ela ocupa na coleção de Andrônico, que a colocou depois da física.
IV.
Escritos morais e políticos: a Ética a Nicômaco, em dez livros, provavelmente
publicada por Nicômaco, seu filho, ao qual é dedicada; a Ética a Eudemo,
inacabada, refazimento da ética de Aristóteles, devido a Eudemo; a Grande
Ética, compêndio das duas precedentes, em especial da segunda; a Política, em
oito livros, incompleta.
V.
Escritos retóricos e poéticos: a Retórica, em três livros; a Poética, em dois
livros, que, no seu estado atual, é apenas uma parte da obra de Aristóteles. As
obras de Aristóteles as doutrinas que nos restam - manifestam um grande rigor
científico, sem enfeites míticos ou poéticos, exposição e expressão breve e
aguda, clara e ordenada, perfeição maravilhosa da terminologia filosófica, de
que foi ele o criador.