O demasiado DEMASI


Vivemos um momento para a historia de Ijuí. Há alguns anos ocorreu a transição da SMECON para a autarquia DEMEI. Hoje, por sua vez, temos a aprovação do o Projeto de Lei nº 026/2011 que Institui o Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí- Demasi. Mais uma autarquia cuja responsabilidade ficará com a administração pública municipal. Desta forma, tendo a responsabilidade dos serviços que até então são da CORSAN.

Elogios e criticas tomam conta de vários debates na comunidade. Porém, o debate deveria ser fomentado e instigado anteriormente a aprovação de tal projeto. Nas rodas de conversas, há uma obscuridade e uma falta de clareamento das questões levantadas sobre o DEMASI. Muitos são enfáticos em ressaltar que trata-se de “um cabide de empregos”. Acredito ser demasiado este comentário. Até porque o interesse é outro.

Alternativa poderia ser uma administração compartilhada entre prefeitura municipal e CORSAN. Até porque o município terá reais condições em suprir toda a demanda da criação desta autarquia? 

Se em Ijuí não conseguimos resolver problemas essenciais e básicos como o recolhimento do lixo, temos condições em tirar os poderes da CORSAN e tomar conta do controle de água e saneamento? Isso não agregaria mais emprego e cargos em comissão? 

Pessoas ditas experientes e conhecedoras da carência da sociedade criaram e votaram o referido projeto. No entanto, aos gestores públicos que falam tanto em participação, democratização, é esta a forma “popular” que norteiam as questões úteis ao município sem chamar os interessados a discutir?  

Precisamos pensar melhor nossa cidade. Ou ao menos começar a pensar. Aos senhores responsáveis pela gestão pública, política e social de Ijuí, fica o anseio de que precisamos romper as amarras partidárias e discutirmos ações comuns e imediatas para oferecermos condições de saneamento e por consequência melhor qualidade de vida para nossa comunidade.