Ciclista que quer entrar para o Livro dos Recordes passa por Ijuí


O ciclista Vinícius da Silva já percorreu todos os Estados brasileiros
O ciclista Vinícius da Silva já percorreu todos os Estados brasileiros
Foi após um naufrágio no Rio Naquatiara, no Amazonas, em 1999, quando perdeu sua família, que o ciclista amapaense Vinícius da Silva optou por partir para a estrada sobre duas rodas. Em 13 anos, ele já percorreu todos os Estados brasileiros, visitou cerca de quatro mil municípios brasileiros, e também passou por cidades da Argentina, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Paraguai e Chile. De todos os locais por onde passou, o atleta mundial de cicloturismo diz que não tem preferência por uma cidade específica. “O povo sempre é muito receptivo. Sempre me tratam muito bem”, garante.
Como reconhecimento pela superação, em vários municípios por onde passa, Vinícius recebe medalhas de cidadão brasileiro.
Ao longo do percurso, o cliclista aprendeu a superar obstáculos. Sem patrocínio, ele vive de doações que recebe nos lugares por onde passa. E nem sempre é possível arrecadar o suficiente para uma boa refeição. Mas costuma deixar aos meios de comunicação o número do telefone e conta bancária para quem quiser fazer a doação.
Vindo da Patagônia, o próximo destino de Vinícius é Brasília, onde ele pretende se encontrar com a presidente Dilma Rousseff. Depois, o ciclista quer retornar a Manaus, de onde saiu em 1999.
Vinícius pretende seguir pedalando até 2027. Depois, quer publicar um livro sobre suas aventuras pelo continente, que ele já está escrevendo e pretende distribuir gratuitamente. Até lá, ele espera já ter ido até os Estados Unidos e ter o nome escrito no Guiness. “Vou até a Casa Branca, e vou cravar a bandeira do Brasil lá”, prometeu.
Quem tem interesse em fazer uma doação ao ciclista, o número do telefone é (55) 8108-2108.
Fonte: JM