Estudantes reivindicam na Unijui


Luto pelo descaso

Estudantes com rostos pintados protestaram durante o Salão do Conhecimento, com cruzes e cartazes
Estudantes com rostos pintados protestaram durante o Salão do Conhecimento, com cruzes e cartazes
Os corredores da Unijuí foram tomados por cruzes e cartazes de protesto, na noite desta quarta-feira. Em um velório simbólico, os acadêmicos mostravam o enterro (ou extinção) de alguns cursos históricos da universidade, sem qualquer aviso prévio. Ao mesmo tempo, expunham sua indignação pelo aumento das mensalidades, em 8%, e à criação do curso de Medicina. 
De acordo com Igor Pedroso, funcionário do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a estrutura da universidade deixa a desejar em vários cursos. Com a criação do curso de Medicina, haverá um redimencionamento dos recursos apenas para esta área, não havendo as melhorias necessárias em outros setores. "Nós entendemos que há um sucateamento da estrutura posta hoje na Unijuí", disse.
Além do DCE, participaram do ato integrantes dos Centros Acadêmicos e do Movimento Levante Popular da Juventude. É o caso, por exemplo, de Luciana Mai, presidente do Centro Acadêmico de Psicologia (CAP). Ela ressalta que os 8% de aumento, somados aos 11% deste ano, deixam os estudantes numa situação desconfortável. "Acabamos por arcar com as dívidas da instituição que não consegue gerir receita", disse. Uma das críticas de Luciana, apoiada pelo movimento, é que a administração não debate e não constrói coletivamente.
Na segunda-feira haverá uma reunião com a reitoria, às 15h30, e uma assembleia às 19h.
Fonte: JM