HCI recebe certificação da ABRH-RS


Equipe do Hospital de Caridade de Ijuí recebeu o troféu na quarta-feira, em Porto Alegre
Equipe do Hospital de Caridade de Ijuí recebeu o troféu na quarta-feira, em Porto Alegre
Com o auditório da instituição lotado, a estatueta sobre a mesa simbolizou a conquista de um dos prêmios mais cobiçados pelas empresas gaúchas. Ontem pela manhã, o Hospital de Caridade (HCI) de Ijuí reuniu diretores, colaboradores e apoiadores para a divulgação do reconhecimento alcançado pela instituição e oficializado nesta semana com a entrega do troféu da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS). O HCI foi agraciado com o prêmio Top Ser Humano 2012, na noite da última quarta-feira, em Porto Alegre. 
Na cerimônia de apresentação do prêmio, o presidente da instituição de saúde, Cláudio Matte Martins, fez questão de destacar o envolvimento das pessoas para o hospital alcançar o propósito da busca da excelência. "A premiação coloca o HCI ao lado de empresas renomadas do Estado, como o Hospital Moinho de Ventos e Mãe de Deus. A distinção é de todos os 1186 funcionários e diretores do hospital", agradeceu o presidente.
O Prêmio Top Ser Humano é entregue pela ABRH-RS a empresas que se destacam por suas ações e projetos em prol do desenvolvimento do ser humano. Neste ano, foram 30 vencedores na certificação considerada o mais importante reconhecimento gaúcho na área de gestão de pessoas. Criado em 1993, mais de 300 empresas e instituições já foram premiadas ao longo de duas décadas.
O reconhecimento foi alcançado através do case de Implantação da Incubadora de Aprendizagem na Enfermagem. O diretor-técnico, médico Airton Buss Júnior destacou que o prêmio reconhece o trabalho realizado no dia a dia. Conceito reforçado pelo diretor de Mercado, Márcio Costa Mello. "A instituição reforça sua posição de excelência e qualidade com a certificação. Enquanto muitas empresas buscam consultorias para marcar posição no mercado, o HCI consegue o reconhecimento com um projeto já em andamento na instituição", celebra.
A proposta foi implantada em setembro de 2011 e visa avaliar e capacitar técnicos e enfermeiros no momento da contratação.   Para a responsável pelo programa, enfermeira Renata Casarin, o projeto tem a missão de construir o conhecimento no próprio ambiente de trabalho, possibilitando mudança, renovação de serviço e o crescimento profissional. Antes  de ser encaminhado à unidade de saúde, o profissional passa por acompanhamento, recebe orientações e faz uma prova teórico prática, refazendo o teste após 60 dias, antes de ser efetivado. 
Dados apresentados pela coordenação revelam a eficácia do programa. Em oito meses, os desligamentos da instituição no período probatório diminuíram de 11% para 2%. A gerente de enfermagem Carla Viana ressaltou a importância da primeira certificação da casa hospitalar de Ijuí. “Junto com a certificação vem a responsabilidade de sermos continuamente protagonistas para mantermos os processos já estabelecidos e criarmos, inovarmos em busca de uma saúde melhor e porque não dizer de um mundo melhor”, disse Carla. “Essa premiação é o reconhecimento de que a metodologia utilizada atende às necessidades dos profissionais de enfermagem e, principalmente, proporciona mais segurança e qualidade a nossos pacientes e com certeza o prêmio maior é fazer o melhor pela nossa comunidade”, finaliza o presidente do HCI Claudio Matte Martins.
Fonte: JM