Pastoral de Ijuí: receitas de saúde


Integrantes da Pastoral da Saúde em ação na cozinha da Paróquia São Geraldo
Integrantes da Pastoral da Saúde em ação na cozinha da Paróquia São Geraldo
Dos trabalhos voluntários realizados em Ijuí, um que se destaca é o da Pastoral da Saúde da Igreja São Geraldo. O grupo é formado por cerca de quatorze senhoras, todas atuantes na comunidade católica, que dedicam pelo menos um dia da semana para a produção de medicamentos naturais.
Conforme Marli Ceretta Haupenthal, integrante do grupo, a Pastoral da Saúde está ativa há mais de 15 anos. Os encontros semanais são realizados nas quintas-feiras, na cozinha da Paróquia e, dependendo da demanda de produção, elas chegam a passar o dia todo envolvidas com o trabalho. Entre os medicamentos produzidos, destacam-se os xaropes, pomadas e tinturas, além de óleo de angico e vinagres de uva e de maçã.
As receitas dos medicamentos naturais produzidos pela Pastoral são herança das mulheres que criaram o grupo. “As fundadoras conseguiram as receitas por meio de muita pesquisa, resgate de receitas perpetuadas pela sabedoria popular, além de cursos e palestras com naturalistas e, com o tempo, foram ensinando para as demais integrantes”, conta Marli, ressaltando que hoje, nenhuma das fundadoras continua no grupo. Os remédios produzidos são doados a instituições e comercializados para a comunidade e não possuem contraindicações.
O xarope indicado para enfermidades como bronquite, asma e resfriados, segundo Marli, é o medicamento mais procurado pela comunidade. “Em sua composição há mel, agrião e guaco, que são produtos naturais tradicionais no tratamento desse tipo de doença”. Mas, nessa época do ano, os antialérgicos também ficam entre os produtos mais vendidos, além das pomadas, sempre úteis, já que são ideais para queimaduras, ressecamento de pele e rachadura de pés.
Com o objetivo de passar adiante seus conhecimentos sobre a medicina natural, provendo vida e saúde, as integrantes da Pastoral também realizam palestras e cursos, ensinando as pessoas a usarem o que elas têm em suas casas para a prevenção e cura de diversas doenças.
É importante ressaltar que o objetivo da Pastoral da Saúde não é o de substituir a medicina tradicional, e sim colaborar com ela. E o trabalho, de fato, é totalmente voluntário. “É importante a gente se envolver, fazer a nossa parte. A Pastoral da Saúde conta com o apoio da Paróquia, mas tudo é feito pelas integrantes de forma voluntária, desde a coleta das ervas e ingredientes naturais usados na composição dos medicamentos”, finaliza Marli.
Fonte: JM