Supremo elege Joaquim Barbosa como novo presidente da Corte


O ministro será o primeiro negro a ocupar o posto no país

REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA BRASIL
O JUIZ O ministro Joaquim Barbosa durante o julgamento do mensalão. Óculos de Gepeto e postura altiva diante dos fotógrafos  (Foto: Sérgio Lima/Folhapress)
No começo da tarde desta quarta-feira (10), o ministro Joaquim Barbosa foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal. Nove dos dez ministros da Corte votaram em Barbosa, que atualmente é o relator do processo do mensalão. Ele será o primeiro negro a assumir o posto no país. 
Pela tradição do STF, a presidência deve ser definida com base no critério antiguidade. Um dos votos foi para o ministro Ricardo Lewandowski. O novo presidente, que cumpre dois anos de mandato, é eleito por meio de um sistema de rodízio entre os integrantes da instituição, permitindo a alternância do poder.  
"Eu gostaria de agradecer a todos os colegas pela confiança em eleger-me ao cargo de presidente da corte", afirmou Barbosa. 
A posse do novo presidente só ocorrerá em novembro, quando, no dia 18, o atual ocupante do cargo, Carlos Ayres Britto, se aposenta compulsoriamente por completar 70 anos. 
O ministro Ricardo Lewandowski foi eleito o vice-presidente da Corte, também por nove votos a um. A ministra Cármen Lúcia recebeu uma das indicações. As votações, que são secretas, foram feitas antes da continuidade do julgamento do mensalão. 
Após o anúncio dos resultados, o ministro Celso de Mello, o procurador-geral da República Roberto Gurgel e o representante dos advogados Roberto Caldas fizeram homenagens aos eleitos. 
“É motivo de orgulho e de honra. Desejamos todo o sucesso à frente da Suprema Corte", disse Gurgel sobre a escolha de Barbosa. 
Trajetória de Barbosa
Filho de dona de casa e pedreiro, nascido em Paracatu (Minas Gerais), ele ajudou o pai, foi oficial de chancelaria, professor universitário e procurador do Ministério Público Federal. 
Jamais deixou de estudar. Fez doutorado na França e mestrado na Universidade de Brasília (UnB). É fluente em francês, inglês, alemão e italiano. Ao ser sorteado relator do processo do mensalão passou a chamar a atenção do público por sua postura determinada e destemida. Em geral, participa das sessões na Corte Suprema em pé e movimentando-se. Barbosa, que tem 58 anos, sofre com inflamações na coluna e nos últimos anos passou a licenciar-se com frequência.