Bombeiros interditam clube e notificam boates


Melhorias estão sendo providenciadas para que ainda hoje bombeiros façam a vistoria de fiscalização
Melhorias estão sendo providenciadas para que ainda hoje bombeiros façam a vistoria de fiscalização
A onda de fiscalizações nas casas noturnas em todo o País,  já tem reflexos em Ijuí e região.
Na semana passada, o comandante do Corpo de Bombeiros, major Tomas Jacson de Trindande disse que nessa semana seriam realizadas fiscalizações em todas as casas nortunas.
De acordo com soldado Carlos Okaseski, responsável pelo setor de prevenção do Corpo de Bombeiros, algumas das casas fiscalizadas estão com o alvará em dia e podem tranquilamente fazer o Carnaval. " Já as outras casas que têm problema no setor de prevenção de incêndio, elas foram notificadas e estão fazendo as adequações necessárias", comenta.
Desde segunda-feira, em Ijuí, foram notificadas cinco casas noturnas e um clube foi interditado, dando prazo para adequação, segundo o Corpo de Bombeiros.  O clube interditado foi o Gervi, uma das antigas casas de eventos do município.
Segundo o soldado, a casa possui duas portas de emergência mas não cumpria a legislação da NBR 9077, que exige que o local que  atende uma população acima de 200 pessoas tenha saída de emergência com barra de antipânico.
O presidente do Gervi, Derli Antonio Manjabosco, iniciou os processos de melhorias desde quarta-feira, e criou mais uma porta de emergência com barra de antipânico, revisão das luzes de emergência, e iria pedir uma nova vistoria do Corpo de Bombeiros ainda na tarde de ontem.  "Nós estamos cumprindo (as exigências)  para poder liberar, até porque nós já tínhamos compromisso firmado para três bailes", comenta.
Para Manjabosco, não caberia a interdição do Gervi, já que o clube sempre teve alvará e  nunca teve problema.
Uma das boates que foi notificada no município foi a Casa da Saudade, localizada na Rua do Comércio. No local, desde segunda-feira, estão sendo realizadas reformas e um corredor, que antes dava acesso à pista de dança, foi completamente destruído, criando assim um espaço livre para os frequentadores. Segundo proprietário Odilon Valter Andrade, os bombeiros falaram sobre a saída de emergência e pediram as modificações. " Foi orientação para que tivesse mais vazão para a saída do público em caso de uma emergência", explica.  O Clube da Saudade está com todos os alvarás em dia.
Nas duas casas visitadas pela reportagem do Grupo JM de Comunicação, as melhorias estão sendo feitas para que amanhã possam ser realizadas as vistorias e ocorram todos os bailes de carnavais planejados.
O Corpo de Bombeiros informou que as boates  Aruba, a Lotus e Absoluto, onde terão festas,  estão adequadas às regras e não tiveram sanções.
Fonte: Jornal da Manhã