Empresa realiza poda em mais de 300 árvores


Empresa terceirizada realizou a poda  de árvores em conflito com a rede elétrica
Empresa terceirizada realizou a poda de árvores em conflito com a rede elétrica
Já foram realizadas mais de 300 podas em árvores que estavam em conflito com a rede elétrica no município.
O trabalho está sendo realizada há cerca de duas semanas, por uma equipe terceirizada contratada pelo Departamento Municipal de Energia (Demei). “Os resultados são bastante positivos, e está sendo realizado, principalmente, no bairro Modelo e Novo Leste", explica o diretor da autarquia, Suimar Bressan.
Segundo ele, "são situações identificadas como bastante conflitivas entre a arborização e a rede". Além disso, o diretor conta os benefícios observados após as podas: "Teve alguns momentos de ventos mais intensos nesta semana e nessas regiões não foram identificados problemas", frisa.
Bressan destaca a compreensão da população, que entedeu a necessidade de realizar as podas: "Os moradores entenderam a nossa política, principalmente no bairro Modelo que tem esse histórico de plantio de árvores, de consciênica ecológica, imaginamos que poderia ter problema, mas não tivemos", disse Bressan.
Ao todo havia no município um total de 4 mil pontos que necessitam de podas, além desses, mais de 300 que estão regularizados. O diretor conta os próximos passos que integram esse plano emergêncial: "Não estamos mais atuando por bairro, e sim naquelas situações que se apresentam como críticas. Hoje não tenho dados concretos de relatórios, mas com certeza estamos próximo de 400 árvores", afirmou.
O contrato com a empresa foi firmado por 12 meses, mas é cobrado por unidade: "O contrato não é por tempo, e sim por unidade de serviço, por árvore em que se faz essa intervenção. Esperamos que em três meses a gente tenha um número bem significativo de situações resolvidas. Claro que, isso é algo que tem que ser permanente", salientou.
O Demei, juntamente com a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e o Conselho de Consumidores, deve desenvolver uma campanha para conscientizar os consumidores a não plantar árvores de grande porte embaixo das redes de distribuição.
Fonte: Jornal da Manhã