Demei negocia utilização de energia

Um dos transformadores será ligado na Subestação Ijuí 2
Um dos transformadores será ligado na Subestação Ijuí 2
O Demei está com a parceria fechada para nova subestação. Segundo o diretor do departamento, Suimar Bressan, em reunião com a RGE e a CEEE ficou definido que haverá uma divisão da maneira como o município recebe a energia. “Hoje, nós recebemos 80% do nosso suprimento da Subestação Ijuí, que vem da linha de Santo Ângelo. No futuro, quando a nossa subestação estiver pronta, 50% da energia virá por essa subestação atual e 50%, da nossa subestação. Queremos, já que a nossa subestação Ijuí 2 está energizada, ligá-la a um dos nossos transformadores da Ijuí 1 para evitar momentos de sobrecargas da rede que causam quedas de energia, principalmente no verão”, disse Bressan, ressaltando que, com dois transformadores, um será ligado na Subestação Ijuí 2 e o outro ficará na linha que vem de Santo Ângelo.
Ainda, segundo ele, essa medida irá fazer com que o Demei faça frente de maneira mais qualificada quando há picos de uso maior de energia, principalmente no verão e no inverno dos equipamentos elétricos. “Ajustamos com a CEEE e isso será feito já no próximo mês por ser um investimento pequeno e uma operação pouco complexa. Irá qualificar a oferta de energia em Ijuí”, disse.
A ligação a um dos transformadores será direta com a nova subestação. A CEEE ficou de fazer o levantamento dos custos e o Demei irá arcar com isso por ser o maior interessado. “Nesta semana, teremos o levantamento de custos e, fazendo o ajuste final, já poderemos operacionalizar essa alternativa que será muito positiva para os consumidores. Orçamos que não passará de R$ 100 mil”, avalia.
Fonte: JM