Mais de 95% do lixo reciclavel tem destino incorreto


O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ijuí (Consema) reúne-se na primeira semana de cada mês para deliberar sobre a situação no município. E, uma das questões que tem gerado grande preocupação no conselho, é a falta de uma coleta seletiva de resíduos no município.
O presidente do conselho, Dante Trindade, aponta dados que demonstram como a comunidade ijuiense não está realizando a separação adequada daquilo que produz em termos de lixo: "O município produz 49 toneladas/dia de lixo. Em torno de 40% desse material pode ser reciclado e, hoje, temos 3% de separação no município. É um número pequeno considerando o volume de lixo, mas está acima da média dos municípios em geral".
Para ele, a única maneira de resolver este problema, que já é trabalhado nas campanhas Separe e Porta a Porta, é através da conscientização da própria comunidade para a importância de ter uma composteira em casa e de manter material reciclável separado de material que pode contaminá-lo, sendo um compromisso sério da comunidade. Para Trindade, não basta guardar o material o mês todo e depois colocá-lo dentro de uma sacola com resíduos orgânicos para que o caminhão leve.
"Precisamos ter uma triagem em casa. É preciso separar, porque isso vai gerar uma economia para o município e indiretamente para nós também, a medida que vai desonerando o cidadão em relação ao resíduo."
Trindade conta que as ações são focadas nos jovens e crianças, porque o que se aprende na fase de desenvolvimento repercute para o resto da vida.
Interessados em saber sobre os dias de coleta seletiva podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) através do telefone 3332-9384, ou acessar a lista com os dias e locais no site da prefeitura, www.ijui.rs.gov.br, na págian da SMMA.
Fonte: JM