Os líderes de empresas de tecnologia

Que a sigla CEO é sinônimo de poder, todo mundo sabe. Entender o significado deste cargo na estrutura da empresa também não é difícil: o Chief Executive Officer (ou diretor executivo) é a autoridade corporativa máxima, é o responsável por guiar a companhia em suas estratégias. Que tal conhecer melhor as pessoas que ocupam o cargo de CEO em algumas das principais empresas de tecnologia do mundo? Confira:

Tudo começou na Califórnia, mais precisamente na Universidade de Stanford em meados da década de 90. Sergey Brin e Larry Page se conheceram enquanto estudavam para se tornar doutores em Ciência da Computação. Em setembro de 1998 apresentaram ao mundo o Google. E hoje você não consegue mais imaginar a vida sem o site.
Larry Page foi o primeiro CEO da empresa, que no decorrer dos anos se expandiu para outros ramos do setor de tecnologia. Deixou o cargo em 2001, quando se tornou presidente de produtos, e voltou ao comando do gigante das buscas online em 2011. O americano de 40 anos é formado em Engenharia pela Universidade de Michigan.
Nascido na Rússia, Sergey Brin foi para os Estados Unidos com seis anos. Ele se formou em Matemática e Ciências da Computação pela Universidade de Maryland. Atualmente, Brin dirige os projetos especiais do Google.

Antes de ser nomeado CEO da Apple, Tim Cook era Chief Operating Officer (COO) e tinha como responsabilidade as vendas e operações mundiais da empresa da maçã. Cook também chefiou a divisão de Macintosh da Apple. Antes de se juntar à companhia de Steve Jobs, ele passou por algumas empresas de tecnologia. Foi vice-presidente corporativo de materiais na Compaq, COO da Intelligent Electronics e passou 12 anos na IBM como diretor. Tim Cook assumiu as rédeas da Apple em 2011, depois da morte de Steve Jobs. Ele se formou em Engenharia Industrial pela Universidade de Auburn, nos Estados Unidos.

O atual chefão da companhia de Bill Gates começou a carreira na empresa em 1980 como diretor comercial. Ballmer foi vice-presidente sênior de vendas e suporte, vice-presidente sênior de sistemas de software e vice-presidente de marketing antes de ser nomeado CEO em 2000. Por dois anos, Steve Ballmer trabalhou na Procter & Gamble, empresa de produtos de higiene e beleza.

Cria do Google, Marissa Mayer se tornou CEO, presidente e diretora do Yahoo em julho de 2012. Ela passou 13 anos na empresa de Sergey Brin e Larry Page, onde foi vice-presidente de Serviços Local, Mapas e Localização e ficava a cargo de produtos como Google Maps, Google Earth, Zagat, Street View, e pesquisa local. Recentemente, já na liderança do Yahoo, Mayer comprou a plataforma de blogs Tumblr por 1,1 bilhões de dólares.


Foto: Reprodução Samsung.com
O todo-poderoso da Samsung além de CEO também é vice-presidente da empresa. Oh-Hyun Kwon começou a exercer o cargo de líder maior no ano passado. Ele também lidera a Divisão de Soluções para Dispositivos da Samsung. No histórico de Kwon, ele foi responsável pelo sucesso do desenvolvimento da primeira DRAM (espécie de memória RAM) de 64 Mb da empresa no ano de 1992. Oh-Hyun Kwon é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Nacional de Seoul e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Stanford.

Foto: Forbes.com
Assim como o chefão da Samsung, o sul-coreano Bon-Joon Koo é CEO  e vice-presidente da LG. Koo é neto de In-hwoi Koo, fundador do Grupo LG, e ele tem quase 25 anos de experiência na empresa. Além da LG, Koo trabalhou também na companhia americana de telecomunicações AT&T. Ele é formado Estatística Computacional pela Universidade Nacional de Seul.


Foto: Wikimedia Commons
Quando era presidente e CEO da Sony Computer Entertainment Inc. (SCEI) em 2006, Hirai foi responsavél por ajudar no crescimento da PlayStation Network, que dava aos usuários novas formas de entretenimento online. Ele começou a carreira na CBS / Sony Inc. no ano de 1984. A área é chamada atualmente de Sony Music Entertainment Japan. Na époica, Hirai cuidava da comercialização de música internacional no Japão. Kazuo Hirai se tornou presidente e CEO da Sony em abril de 2012.

A empresa finlandesa de telecomunicações tem, pela primeira vez, um líder que não é finlandês. O canadense Stephen Elop assumiu os cargos de presidente e CEO da Nokia em setembro de 2010. No currículo de Elop constam empresas como Microsoft e Adobe. Na primeira ele foi presidente da Divisão de Negócios e membro da equipe de liderança sênior. Enquanto esteve na Adobe, o canadense foi presidente de operações mundiais.

Fontes: ExameForbesTime
Imagens: Getty
FONTE: Super Interessante