República Velha




O golpe militar para derrubar o governo é preparado para 20 de novembro. O governo organiza-se para combater o movimento. Temendo uma possível repressão, os rebeldes antecipam a data para o dia 15. Com algumas tropas sob sua liderança, Deodoro cerca o edifício, consegue a adesão de Floriano Peixoto, chefe da guarnição que defende o ministério, e prende todo o gabinete. Dom Pedro II, que se encontra em Petrópolis, tenta contornar a situação: nomeia um novo ministro, Gaspar Martins, velho inimigo do marechal Deodoro. A escolha acirra ainda mais os ânimos dos militares. Na tarde do dia 15, a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, em sessão presidida por José do Patrocínio, declara o fim da monarquia e proclama a República. Dois dias depois a família real embarca para Portugal, em sigilo.

A PRIMEIRA REPÚBLICA

A Primeira República ou República Velha tem como início a data de 1889, com a declaração da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca, e finaliza na data de 1930, quando o presidente Washington Luís é deposto pelos militares, e Getúlio Vargas assume a presidência.
A República de Espada:   Assim foi denominado o período de 1889 até 1894, quando os militares governaram o país.
Governo Provisório de Deodoro (1889-1891):   O Marechal Deodoro foi o 1º Presidente do Brasil, governando o país de 1889 até 1891. Em 1891, entrou em vigor a 1º Constituição Republicana. Sofrendo forte oposição, Deodoro renuncia em 1891.

Floriano Peixoto (1891-1894):   O Marechal Floriano Peixoto, vice de Deodoro, foi inpedido de assumir, pois a constituição dizia que, o vice não podia assumir se o titular não houvesse completado metade de seu mandato, isto é, 2 anos, então o Mal. Floriano deveria convocar novas eleições. Mas Floriano não convocou novas eleições, e seu mandato acabou sendo legitimado pelo Congresso, com o apoio do Partido Republicano Federal. Em seu governo, Floriano teve de enfrentar muitas revoltas como o Manifesto dos Treze Generais, Revolta da Armada, e a Revolução Federalista. Por causa de suas atitudes energéticas contra essas rebeliões, Floriano passa a ser conhecido como "Marechal de Ferro".


A República Oligárquica (1894-1930):  A República Oligárquica, recebeu essa denominação porque toda sua política-administrativa se baseou na existência das oligarquias-estaduais. Nesse período, predominou a política do café-com-leite, onde, paulistas e mineiros se revesariam no poder.
Prudente de Morais (1894-1898):   Foi o primeiro presidente civil a governar o Brasil, sofrendo forte oposição dos "florianistas". Prudente de Morais teve de enfrentar muitos problemas, como a Guerra de Canudos, fruto da miséria do povo nordestino. Foram 4 tentativas para acabar com Canudos. As 3 primeiras expedições foram derrotadas, sendo somente o última conseguido acabar com Canudos.

Campos Sales (1898-1902):   Iniciou a "Política dos Governadores". No seu governo, Campos Sales realizou o Saneamento Financeiro. Realizou uma política deflacionista, visando o equilíbrio orçamentário e a valorização da moeda. Para isso empregou algumas medidas como o aumento dos impostos de consumo, aduaneiros, e taxa-ouro sobre importações. Por outro lado diminui as despesas governamentais. Nesse período o país apresentou um seperávit. O balanço comercial apresentou saldo favorável, mas houve a diminuição do poder aquisitivo do povo.


Rodrigues Alves(1902-1906):   Seu governo é conhecido como "Quadriênio Progressista", devido à excelente obra administrativa que realizou. Mas deve-se lembrar que os recursos utilizados por esse governo eram de origem do governo anterior. Rodrigues Alves foi beneficiado também com o aumento das exportações de café e da produção de borracha. Nesse período aconteceu a Campanha de Saneamento do Rio, dirigido pelo médico Oswaldo Cruz, que impôs a vacinação obrigatória, que gerou descontentamento da população.


Afonso Pena(1906-1909):   Nesse governo, criou-se Caixa de Conversão, que recebia todo tipo de moeda estrangeira e a trocava po bilhetes conversíveis. Isso favoreceu o setor industrial e cafeeiro, beneficiando estes graças ao encarecimento das exportações.

Nilo Peçanha(1909-1910):   Com a morte de Rodrigues Alves, seu vice, Nilo Peçanha assume a presidência da República. Em seu governo, Nilo Peçanha criou o Serviço de Proteção aos Índios, e restabeleceu o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Para a sucessão de Nilo, dois candidatos: o Mal. Hermes da Fonseca, apoiado por Nilo, e Rui Barbosa. Hermes da Fonseca ganha a eleição.


Hermes da Fonseca(1910-1914):   Seu governo foi muito conturbado, tento permanecido o país sobre estado de sítio. Nesse período também ocorreu a Revolta da Chibata, revolta liderada por Jõao Cândido. Os marinheiros dos encouraçados "Minas Gerais" e "São Paulo", revoltaram-se contra os maus-tratos, excesso de trabalho e a chibatada, que era utilizado para punir os infratores. Durante a revolta muitos marinheiros foram asscinados. Três meses antes do fim do mandato do Mal. Hermes, estourou a Primeira Guerra Mundial.


Venceslau Brás(1914-1918):   Esse governo foi marcado pela Primeira Guerra, em que o Brasil teve pouca participação do lado Aliado. Os países Aliados começaram a comprar tudo o que o Brasil pudesse oferecer. Isso fez com que surgisse indústrias no país. Nesse governo houve a Questão do Contestado, onde Paraná e Santa Catqarina disputavam uma região da divisa entre os dois estados. A construção de uma ferrovia na região, provocou um revolta, resolvida em 1916.

Epitácio Pessoa(1919-1922):   O presidente eleito, Rodrigues Alves faleceu sem completar dois anos de seu governo, o que implicava em novas eleições. Epitácio Pessoa foi o eleito. A sua política financeira de começo foi austera, mas depois, pressionado pela queda das exportações do setor cafeeiro, acabou tendo de facilitar os empréstimos. No seu governo, Epitácio Pessoa, teve ainda de enfrentar o Movimento Tenentista.

Arthur Bernardes(1922-1926):   Arthur Bernardes, governou durante um período muito difícil, diante de uma ameaça de revolução e dos efeitos da crise econômica decorrente do fim da Primeira Guerra Mundial. Bernardes governou o país sob estado de sítio. Em seu governo houveram diversas revoluções, como a Revolução de 1924, ocorrida em São Paulo, e a Coluna Prestes, que percorreu o Brasil entre 1924 a 1927. No ano de 1926, o Congresso aprovou a Reforma Constitucional Federal, estabelecendo a limitação do hábeas corpus, veto parcial do presidente, e a ampliação do poder de intervenção federal nos Estados.

Washington Luís(1926-1930):   Nascido no Rio, Washington Luís fez carreira política em São Paulo no PRP(Partido Republicano Paulista). Enfrentou a crise de 1929, quando os produtores de café foram obrigados a pedir empréstimos ao governo, que recusou, alegando que isso iria prejudicar a sua política de estabilização. Na sua sucessão, Washington rompeu com o Café-com-leite, pois agora seria a vez dos mineiros, mas ele preferiu o nome do governador de SP, Júlio Prestes. Revoltados, os mineiros se juntaram aos insatisfeitos e indicaram Getúlio Vargas e João Pessoa. Venceu Júlio Prestes, mas ele não foi empossado, por causa da deposição de Washington Luís em 24 de outubro de 1930. Assumiu a presidência Getúlio Vargas, dando início a "Era Vargas"